Mesmo que você nunca tenha investido, é importante refletir sobre o seu futuro e a poupança financeira. Nesse caso, poupar agora para resgatar depois pode ser uma forma de economizar enquanto o montante gera lucro.
Contudo, para quem está começando, resgates mensais são muito mais seguros e ajudam a criar uma consciência voltada a médio prazo, responsável pela independência.
Veja também: A partir de R$ 500: Inter lança investimento inovador que utiliza limite do cartão de crédito
O que são investimentos seguros?
Os investimentos caracterizados como seguros pelos especialistas estão relacionados ao baixo risco. Isso quer dizer que o valor investido gera previsibilidade, mostrando mais ou menos quanto você vai receber futuramente.
Portanto, sua decisão passa a ser baseada em um maior número de informações, garantindo tranquilidade e facilidade na organização da carteira de investimentos.
Quais as melhores opções?
Previdência privada
A previdência privada é uma alternativa ao modelo previdenciário público, no qual a pessoa só pode receber a aposentadoria por idade, invalidez, entre outros critérios. Esperar tanto tempo para conseguir obter os ganhos da contribuição costuma incomodar parte dos brasileiros, que recorrem às instituições financeiras com o intuito de prover melhores recursos na medida em que envelhecem.
Tesouro Direto
Iniciado no ano de 2002, o Tesouro Direto é uma forma de que os cidadãos contribuam com o pagamento da Dívida Pública. Nesse caso, você oferece seu dinheiro e o banco devolve somando juros. Existem algumas opções de prazo e simulações, nas quais variáveis econômicas são estabelecidas para mostrar a quantia que será resgatada daqui a determinado período.
Fundos Imobiliários (FIIs)
Os cotistas de Fundos Imobiliários recebem dividendos de participações em imóveis, arrecadando com aluguéis. Para quem reuniu uma boa reserva, é uma das opções mais rentáveis, apresentando elevada lucratividade. Parte desses investidores, reinvestem o valor arrecadado na construção de casas ou apartamentos visando escalar a receita.
Afinal, é possível viver de renda?
Sim, algumas pessoas escolhem uma forma de investimento rentável para viver com o retorno de juros do Tesouro Direto, FIIs e futuramente, da previdência privada. A renda fixa tem várias oportunidades para quem tem um perfil cuidado quanto ao planejamento financeiro, aumentando a assertividade do lucro. É como se a pessoa recebesse mensalmente um valor, sem a necessidade de atuar em um posto de trabalho tradicional, sem flexibilidade.