Conheça a tecnologia que promete revolucionar os supermercados

O varejo é um setor que está sempre se reinventando para oferecer ao consumidor a melhor experiência possível, criando tendências no cenário tecnológico.



Depois que a Amazon Go surgiu, com um modelo de mercado sem funcionários e totalmente automatizado, parece que uma série de processos passou a ser considerada pelo varejo. Estabelecimentos que dispensam os caixas de atendimento e colocam postos de auto serviço para o cliente passar a própria mercadoria, diminuindo filas. 

Veja também: Você está cometendo alguns destes erros quando vai ao supermercado

No primeiro cenário, a companhia fundada por Jeff Bezos conseguiu criar algo realmente futurista, no qual o consumidor tem uma conta digital que desconta automaticamente os valores dos produtos levados. 

Mudando aos poucos 

Apesar da iniciativa ousada, em muitos países a inteligência artificial está revolucionando os hábitos de consumo, integrando ações com o uso dos dispositivos eletrônicos e a grande quantidade de dados disponíveis no meio online.

Esse fenômeno recebeu o nome de “Internet das Coisas” ou simplesmente IoT, no qual os aparelhos e sistemas estão todos conectados, beneficiando atividades comerciais e domésticas. Quem sabe no futuro seja possível fazer um pedido de delivery por comando de voz. 

Supermercado do futuro 

No Brasil o Carrefour já implantou o auto service, máquinas disponíveis para as pessoas passarem a compra sem precisar ficar longos minutos esperando. Basta passar cada um dos itens no leitor de código de barras e finalizar o pagamento no cartão. No telão são disponibilizadas todas as informações de forma intuitiva, principalmente quando se trata de gerações que se acostumaram com telas. 

Período de testes 

Os sensores e demais equipamentos com IA integram um programa que monitora as vendas, estoques e reposição das prateleiras. Esse sistema auxilia nas decisões estratégicas do planejamento de vários tipos de comércio, garantindo as melhores escolhas.

Em relação à segurança, pois inclui confiar na honestidade dos clientes, existe uma câmera e às vezes um fiscal, que registra a jornada do cliente de forma qualitativa. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário