Muitos alimentos que apresentam aspectos cítricos apresentam propriedades incríveis que estimulam a desintoxicação natural, dado que é necessário liberar toxinas diariamente. Esse processo protege o sistema imunológico de doenças que podem ser fatais, caso a pessoa já tenha predisposição a adoecer. Portanto, não deixe de incluir mais frutos no seu cardápio, buscando ter refeições balanceadas.
Veja também: ‘Anabolizantes’ naturais: 5 frutas que ajudam a ganhar massa nos treinos
Variedade e sabor
Existem três opções de amora disponíveis no Brasil, preta, vermelha e branca, todas ricas em sabor e nutrientes. O sabor cítrico e praticidade de consumo tornam esse ingrediente perfeito para o preparo de sobremesas e geleias. Contudo, acrescentá-la a receitas naturais garante que suas potencialidades sejam exaltadas, na textura e no paladar. Sendo uma fruta de época, procure comprar apenas quando a oferta estiver razoável, pelos preços e demanda.
Benefícios da amora
Devido a sua ação antioxidante, o principal efeito é de livrar o corpo de radicais livres responsáveis pelo aumento da incidência de câncer. Concentrando magnésio, potássio e fósforo, oferece os nutrientes necessários para aumentar o estoque de energia. Com baixo teor calórico e potencial de promover saciedade, auxilia no emagrecimento ao garantir perda calórica. A vitamina C também atua na prevenção de gripes, resfriados e outras alergias associadas.
Combatendo problemas cardiovasculares
Dada a presença de fitoquímicos como carotenóides e flavonóides, auxilia na recuperação do sistema cardiovascular, controlando a pressão sanguínea. A fruta só precisa ser evitada por gestantes e no caso de contraindicação médica, por causa de condições clínicas específicas. A melhor forma de consumir o fruto é de forma individual, porque no suco pode-se concentrar muito açúcar. Consuma com cereais, na salada de fruta ou reserve para adicionar a preparos que requerem acidez.
Coco, banana e manga podem amenizar o sabor azedo que às vezes é atribuído aos frutos da amora. Lembrando que a amoreira também é fácil de plantar em espaços internos, garantindo disponibilidade de amoras.