Reparar o quanto antes se um relacionamento não é recíproco com certeza minimiza o desgaste emocional. O diálogo precede uma boa troca, mas na ausência de certas conversas, vale a pena tentar interpretar os gestos alheios. Dessa forma, você também consegue ter a iniciativa de começar a alinhar expectativas em relação ao futuro dos dois, considerando sentimentos.
Veja também: Estas atitudes podem prejudicar fortemente seus relacionamentos
Veja a seguir algumas perguntas ligadas à insatisfação do seu parceiro
O que você acha de namorar outra pessoa?
Quando seu parceiro começa a desconfiar de ti ou parece tentar fazer você olhar para outras pessoas, destacando seus atributos, comece a desconfiar. Geralmente, isso ocorre porque ele não quer se sentir culpado pelo término, forçando interesses aleatórios. Existem outras situações nas quais o namorado ou marido até procura contextos nos quais ambos possam estar em lugares diferentes, evitando parecer um casal verdadeiro.
Posso passar um tempo sozinho?
O famoso “dar um tempo” realmente é um dos sinais mais suspeitos de todos, pois demonstra certa fragilidade. Parece que o cansaço da rotina a dois exigiu um período maior de reflexão, indicando arrependimento ou falta de sintonia. Cada um precisa do seu espaço, mas essa postura mostra que o outro não se sente tão confortável em se abrir emocionalmente.
Por que ainda estamos juntos?
Questionar diretamente o porquê de vocês estarem juntos, principalmente de forma constante, não parece ser uma simples brincadeira. O motivo pelo qual ocorre uma união deve ser óbvio para os dois. Essa falta de consideração desgasta bastante a confiança, então esteja atenta a qualquer fala capaz de deslegitimar o elo estabelecido. Ao lidar com esse tipo de pergunta, questione a razão da dúvida e esclareça o nível de envolvimento, reduzindo os riscos de se decepcionar daqui a alguns meses ou anos.
Se você também se pergunta sobre essas questões, provavelmente está pensando em terminar. A melhor maneira de lidar bem com a situação é agindo com sinceridade, a partir de um diálogo honesto e responsável.