Destaques do dia: Brasil tem deflação em setembro; Caixa libera empréstimo para Auxílio Brasil; Bolsonaro visita Santuário de Aparecida no feriado; Agências do INSS fecham hoje

Visita do presidente Jair Bolsonaro ao Santuário de Aparecida está entre os principais assuntos desta quarta-feira, 12.



Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não funcionam. Enquanto muita gente está em casa descansando, o presidente Jair Bolsonaro confirmou sua presença no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Leia mais: Mega-Sena: saiba quanto rende o prêmio de R$ 17 milhões na poupança

No campo da economia, o tema em evidência é a deflação pelo terceiro mês consecutivo no país em setembro. Outro assunto importante é a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal.

Confira mais detalhes sobre esses assuntos nos destaques desta quarta-feira, 12.

Bolsonaro vista Santuário Nacional de Aparecida

O presidente Jair Bolsonaro fará uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, neste feriado de Nossa Senhora Aparecida. Em nota, o Santuário Nacional confirmou que o candidato à reeleição participará de uma das sete missas que ocorrem ao longo do dia.

“Como nos anos anteriores, o Santuário Nacional organizará a acolhida ao presidente nas melhores práticas que um chefe de Estado requer, mas também buscando garantir que a rotina dos peregrinos não seja impactada”, diz a nota.

As celebrações na Basílica de Aparecida também incluem a Consagração a Nossa Senhora, às 15h, e uma procissão, às 18h. A missa principal está marcada para às 9h.

Segundo a Arquidiocese, o evento que consta na agenda de Bolsonaro é a reza de um terço, que será realizado fora das dependências do Santuário e não está ligada às atividades do 12 de outubro. “Reforçamos que esta atividade não é celebrada pelo Santuário Nacional e nem está sob a supervisão do Arcebispo de Aparecida”, acrescenta o documento assinado pelo arcebispo Dom Orlando Brandes.

Agências do INSS não funcionam no feriado

Não haverá atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quarta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida. O funcionamento retorna normalmente na próxima quinta-feira, 13.

Quem precisar de um dos serviços da autarquia deve usar os canais digitais de atendimento disponíveis, como aplicativo e site Meu INSS ou telefone 135. Por meio deles, também é possível agendar atendimento presencial nas agências em outra data.

Pelo canal telefônico, o serviço será realizado eletronicamente hoje, sem atendente humano. As ligações feitas por telefones fixos são gratuitas, mas via celular custam o valor de uma chamada local.

Brasil registra deflação de 0,29% em setembro

Pelo terceiro mês consecutivo, o Brasil registrou queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor oficial da inflação brasileira. O índice terminou setembro com redução de 0,29%, segundo dados do IBGE.

Mesmo com os três resultados negativos, a inflação acumula alta de 7,17% em doze meses. Já nos nove meses entre janeiro e setembro, o aumento é de 4,09%.

O IPCA teve queda de 0,36% em agosto, na esteira de um recuo de 0,68 ponto percentual em julho. Novamente, os principais responsáveis pelo resultado foram os combustíveis.

“Os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA. Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços”, explicou o gerente da pesquisa no IBGE, Pedro Kislanov.

Caixa inicia concessão de consignado para Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal liberou ontem, 11, sua linha de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. O cidadão que faz parte do programa pode contratar empréstimos com desconto direto no benefício, para pagar em até 24 meses.

É possível comprometer até 40% do valor do auxílio com a dívida, ou seja, R$ 160 por mês. A taxa de juros cobrada pelo banco estatal é de 3,45% ao mês, um pouco inferior ao teto de 3,5% ao mês estabelecido pelo Ministério da Cidadania.

O novo empréstimo está disponível em todas as agências da Caixa e também nas casas lotéricas, segundo publicação da presidente do banco, Daniella Marques, em suas redes sociais. Outras 11 instituições estão optas a oferecer o consignado para Auxílio Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário