scorecardresearch ghost pixel



‘Dólar Catar’ e ‘Dólar Coldplay’: o que são os novos tipos de câmbio da Argentina?

País busca manter abastecidas as reservas da moeda americana no seu banco central. Novos tipos de cotação começaram a valer nesta semana.



O Ministério da Economia da Argentina criou duas novas opções de câmbio diante da forte crise econômica que assola o país.

Com os nomes de ”Dólar Catar” e ”Dólar Coldplay”, o objetivo do governo com a medida é garantir a manutenção das suas reservas internacionais da moeda americana, evitando sua saída ao passo que aumenta sua entrada. Saiba como será essa mudança!

Leia mais: Vai subir: inflação na Argentina pode superar 100% em 2022

Como vai funcionar esses novos tipos de câmbio?

No caso do Dólar Catar, que carrega o nome do país sede da Copa do Mundo 2022, a cotação será utilizada para turistas. Viajantes argentinos que gastarem mais de US$ 300 com cartão de débito ou crédito em território internacional no período de um mês terão que pagar uma taxa de 45% sobre o valor das transações. Na cotação atual, a quantia equivale a 314 pesos por dólar.

Basicamente, com essa medida, o governo tenta desestimular a saída de dólares do país por meio de viagens internacionais. Por outro lado, a decisão pode acarretar no crescimento no número de cidadãos argentinos que viajam com dinheiro físico em detrimento do uso de cartões no exterior.

Em relação ao Dólar Coldplay, trata-se da variante da moeda americana que passará a ser aplicada para a contratação de atrações internacionais para shows a serem realizados dentro da Argentina. Essa opção é mais barata, pois custa a cotação oficial da moeda, além de uma cobrança de 30% de impostas (15% a menos para a cotação para viagens).

O intuito do governo argentino é atrair mais show para o país, ao passo que reduz o processo de contratação aos empresários do ramo do entretenimento.

Cotação do dólar

As novas modalidades do dólar na Argentina já estão valendo e terminam por integrar as outras opções da moeda norte americana, que já possui cotação específica para exportação de soja e outra para negociação de ações em bolsa de valores.

Na manhã desta quinta-feira, 13, a cotação oficial do dólar na Argentina superava os 150 pesos. No caso do dólar paralelo, conhecido como dólar blue, a cotação estava em 280 pesos. Vale destacar que, por enquanto, nenhuma das modalidades anunciadas possuem prazo para acabar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário