scorecardresearch ghost pixel



Empréstimo do Auxílio Brasil ficará disponível em quais bancos? Já é possível solicitar?

Crédito consignado para beneficiários do programa teve sua regras regulamentadas pelo Ministério da Cidadania.



As instituições financeiras que querem oferecer empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil podem comemorar. O Ministério da Cidadania publicou na última segunda-feira, 27, uma portaria que regulamenta as regras para concessão do crédito.

Leia mais: Consignado do Auxílio Brasil pesa no bolso e custará até R$ 528 mais do que para aposentado do INSS

Até o momento, apenas a Caixa Econômica Federal confirmou que vai aderir à modalidade, mas não informou data. Outras instituições afirmaram que avaliam a possibilidade, enquanto alguns bancos anunciaram que não vão oferecer.

Procurados pela UOL, Banco do Brasil, Banco Pan e Banco Safra informaram que ainda estão analisando a chance de conceder os empréstimos. Já BMG, Bradesco, Itaú, Inter, Nubank e Santander vão ficar de fora.

Além dos “bancões”, bancos digitais, empresas que concedem microcrédito e cooperativas de crédito são algumas instituições que poderão oferecer o consignado para Auxílio Brasil.

Regras do empréstimo para Auxílio Brasil

De acordo com as regras publicadas, a taxa de juros está limitada a 3,5% ao mês, ou 51,5% ao ano. O percentual ultrapassa cobrado em outras opções de consignado existentes no mercado, como para segurados do INSS e servidores públicos.

Não é permitida a cobrança da TAC (Taxa de Abertura de Crédito) ou qualquer outra taxa administrativa, nem tampouco liberação de prazo de carência para início do pagamento. O prazo para quitar a dívida é de até 24 meses.

A margem consignável é de até 40%, ou seja, esse é o percentual do benefício que o contratante pode comprometer com a contratação. As parcelas são descontadas diretamente do valor do auxílio e, mesmo que o benefício seja cancelado, o empréstimo deverá ser pago integralmente.

“Mesmo se deixar de receber o benefício do Auxílio Brasil, você precisa se organizar para pagar todo mês o empréstimo até o final do prazo do contrato, depositando na sua conta o valor da parcela”, explica a pasta da Cidadania.

Contratação já está disponível?

A expectativa é que as contratações tenham início até a primeira quinzena de outubro, o que significa que a opção ainda não está disponível. O processo será bem simples e exigirá apenas documentos como identidade e/ou CNH, CPF, termo de autorização de consignação assinado e um questionário de orientações de educação financeira.

Esse questionário é obrigatório e visa fazer com que o cidadão entenda as condições da operação. Uma das questões é: “Você entendeu que a partir do próximo mês a prestação será descontada todo mês do seu benefício e que com isso o seu benefício virá com valor menor?”.

Também vale lembrar que o governo proibiu “qualquer atividade de marketing ativo, oferta comercial, proposta, publicidade” que tenha como objetivo convencer um beneficiário do Auxílio Brasil a tomar o empréstimo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário