O açafrão da terra é uma raiz natural presente na culinária brasileira e também em preparos árabes. Essa especiaria acessível pode ser encontrada em muitos supermercados na sua forma processada. Portanto, não deixe de mantê-la no seu estoque, usando para preparar diversas receitas, incluindo deliciosas sobremesas, que passam a ter um conteúdo nutricional muito melhor e relevante.
Veja também: Alimentos saudáveis: conheça um inimigo que está disfarçado entre eles
Os principais benefícios do açafrão
Combate o câncer
O açafrão ajuda a reduzir as células cancerosas sem prejudicar as saudáveis, ao eliminar radicais livres. Esse efeito antioxidante também torna o câncer mais suscetível a tratamentos quimioterápicos.
Fortalece o sistema cardiovascular
Atualmente, os problemas no coração são uma das principais queixas e motivos de morte natural. A raiz tem substâncias que reduzem o colesterol no sangue, combatendo o entupimento dos vasos sanguíneos e a obstrução das artérias.
Reduz o risco da diabetes
Aumenta a sensibilidade do metabolismo à insulina, reduzindo o risco da pessoa desenvolver diabetes tipo 2. É importante ressaltar que essa condição, apesar de ser crônica, parte de fatores externos como alimentação e sedentarismo.
Promove o rejuvenescimento
Seja da pele e da mente, esse alimento mantém as pessoas mais jovens, com menos chances de ter perda cognitiva. Ajuda a tratar a depressão até o nível moderado e estimula a eliminação de toxinas por conter carotenóides.
Restaura a libido
Questões ligadas ao desejo sexual podem ser facilmente resolvidas com um pouco de açafrão, considerado afrodisíaco. A satisfação de homens e mulheres no ato sexual após o consumo da raiz aumentou, apontam estudos.
Apesar de ser um ingrediente natural, caso perceba alguma alteração, não deixe de consultar um especialista na área da saúde. O açafrão pode ser adicionado a chás, pratos quentes, sobremesas e bebidas geladas, demonstrando versatilidade. Adicionar essa raiz no seu cardápio é só o começo, pois é necessário investir em exercício físico, práticas de saúde mental e autocuidado.