scorecardresearch ghost pixel



Estes são os 7 alimentos mais adulterados e fraudados no Brasil

Confira a seguir uma lista de alimentos que são campeões em fraude e adulteração, seja na sua composição ou nas informações das embalagens.



Além de joias, roupas e celulares, sabia que os alimentos que consumimos no dia a dia também podem ser fraudados? Nesse caso, o crime acontece quando há a troca, adição ou diluição intencional de um alimento, matéria-prima ou a falsificação do material com o intuito de ganho financeiro.

Leia mais: Terror da limpeza! Estes são os alimentos que mais sujam a sua airfryer

Segundo uma pesquisa da Journal of Food Science, existem alguns alimentos que são fáceis de serem adulterados e por isso acabam sendo alvos fáceis de crimes desse tipo. Lembrando que as falsificações podem ser encontradas tanto nos ingredientes, na embalagem ou quando há falsas informações a respeito do produto sendo vendido.

7 alimentos mais fraudados e adulterados no Brasil

Confira a seguir uma lista de alimentos que sofrem mais potencial de adulteração por marcas e empresas:

1. Azeite

Apesar de existirem azeites de boa qualidade com preços acessíveis, é importante o consumidor se atentar à procedência do produto. Quando ele é adulterado, o fabricante utiliza óleo de avelã, palma ou de milho.

2. Leite

As fraudes envolvendo o leite incluem acrescentar água, soro de leite coalhado, proteína de leite e até mesmo soda cáustica. As fraudes podem acontecer em meio às diferentes etapas, seja no produtor, transporte e até mesmo na indústria.

3. Açafrão

Por ser uma das especiarias mais caras do mundo, o açafrão é facilmente adulterado ou falsificado. Geralmente, o ingrediente vem misturado com amido, gelatina ou corante amarelo.

4. Suco de laranja

Nem o suco de laranja escapou da lista. Isso porque o produto pode ser misturado com suco de outras frutas, como uva ou extrato de flor de calêndula e extrato de páprica.

5. Suco de maçã

Para quem nunca experimentou um suco verdadeiro da fruta pode estar tomando algo que contém ácido málico, arsênio, adoçante sintético e xarope de milho. As vezes é difícil identificar qual o real e o falsificado.

6. Mel

Um terço de todo o mel vendido nos Estados Unidos contém xarope de milho, glicose e frutose. E para identificar se o alimento é realmente puro, basta observar se ele cristaliza. Se não cristalizar, ele é puro e ideal para consumo.

7. Café

Sem dúvida uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, o café também é bastante adulterado. Para aumentar o volume, empresas podem adicionar milho, cevada, centeio e, em casos mais graves, casca de árvore e madeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário