Em uma festa a música tem a função de animar o ambiente, tornando-o bem mais alegre e elevando o clima de confraternização.
No ano de 2015, o neurologista holandês Jacob Jolij desenvolveu uma fórmula que identificava as canções que conseguiam estimular sentimentos bons.
Veja também: O pensamento que faz as pessoas manterem altos níveis de felicidade
Considerando que o gosto musical deve levar em conta a subjetividade, a pesquisa foi realizada focando na percepção da maioria. Portanto, coube fazer a pergunta: quais eram as músicas que se popularizaram em grupos diversos ao despertar otimismo?
No ritmo da felicidade
Determinadas composições, quando tocam, despertam emoções tão genuínas que é impossível não esboçar um sorriso. O estudo do pesquisador mostrou que as faixas mais contagiantes apresentam batidas mais rápidas, entre 140 e 150 bpm (batidas por minuto), com tom maior e letras positivas, descrevendo situações nostálgicas, românticas e momentos de liberdade ou êxtase.
As 10 músicas mais felizes de todos os tempos
10º Lugar: Katrina & The Waves – Walking on Sunshine.
9º Lugar: Gloria Gaynor – I Will Survive.
8º Lugar: Bon Jovi – Livin on a Prayer.
7º Lugar: Cindy Lauper – Girls Just Wanna Have Fun.
6º Lugar: The Monkees – I’m a Believer.
5º Lugar: Survivor – Eye of the Tiger.
4º Lugar: Billy Joel – Uptown Girl.
3º Lugar: The Beach Boys – Good Vibrations.
2º Lugar: ABBA – Dancing Queen.
1º Lugar: Queen – Don’t Stop me Now.
Superação e coragem prevalecem
É notável que a maioria das canções falam de libertação e reafirma um espírito livre, como ‘’Girls Just Wanna Have Fun’’, ‘’I Will Survive’’ e ‘’Eye of the Tiger’’. As demais também têm passagens que remetem à valorização do presente, dada algumas mudanças de valores. Muitos desejam se sentir motivados e buscam nos ritmos mais frenéticos, que se somam a versos inspiradores, coragem de viver.
Crie uma playlist com essas canções da lista e comece a notar como o seu humor vai mudando conforme sua animação ascende.