Estudo diz que Covid pode ter mudado a personalidade das pessoas; entenda como

Quem contraiu o coronavírus, além de ter ficado um período em recuperação, pode ter percebido algumas alterações notáveis quanto aos aspectos cognitivos.



É comum encontrar relatos de pessoas que perceberam comportamentos diferentes depois de terem sido contaminados pela Covid-19. Os médicos reconhecem atualmente a existência de uma série de sequelas, mas os últimos levantamentos resultaram em observações mais apuradas. 

Veja também: Qualidade do sono ruim pode trazer doenças; saiba quais são

A Universidade de Medicina da Flórida reúne alguns especialistas que consideraram a doença um fator que influencia a mudança de personalidade nos jovens adultos. 

Novos hábitos e sentimentos

Já faz mais de 2 anos que as pessoas passaram a adotar uma nova rotina, dedicando-se ao home office e outras atividades remotas. Das compras aos estudos, a maior parte das tarefas começou a ser realizada no meio online.

Isso impactou negativamente a saúde mental de diversas populações, dado que deixaram de interagir socialmente, praticar atividade física e acessar espaços de lazer, onde aconteciam momentos de descontração. 

Um diagnóstico curioso 

A partir de uma análise feita com pessoas de 19 a 109 anos, considerando 7.109 participantes, entendeu-se que os jovens adultos foram mais impactados. O período que compreende indivíduos dos 18 aos 30 anos é cheio de responsabilidades e a fase final do amadurecimento físico e psíquico. Nesse caso, o índice de neuroticismo, ou seja, falta de controle emocional, vem aumentando. 

Comparando testes de psicologia

As percepções foram resultantes da comparação de testes psicológicos do grupo estudado, em dois períodos distintos, no início de 2020 e no final do primeiro semestre de 2022. Levando em conta os cenários pré e pós pandêmicos, os pesquisadores viram que os cinco fatores da neuropsicologia revelavam alto nível de estresse, sintomas da depressão e ansiedade. 

O teste psicológico é amplamente difundido na literatura acadêmica para avaliar tendências de personalidade, constatando neuroticismo, extroversão, abertura, agradabilidade e conscienciosidade. Essa análise realizada a partir de um questionário sob supervisão de um psicoterapeuta, propõe uma abordagem investigativa de como está a situação do paciente no tempo presente. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário