scorecardresearch ghost pixel



Estudo revela que a sensação de estresse pode ter um cheiro específico

Por mais estranho que possa parecer, um grupo de pesquisadores identificou um aroma ligado a um sentimento crescente no mundo todo após a pandemia.



A ciência pode oferecer respostas para inúmeros fenômenos ambientais, mas é surpreendente como suas proposições mudam perspectivas. Por incrível que pareça, sentimentos ruins podem estar associados a determinados cheiros. O cérebro humano funciona de forma complexa e consegue ser avaliado graças à evolução das tecnologias ligadas à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). 

Veja também: Veja como descansar e reduzir o estresse causado pelas tarefas da rotina

Uma pesquisa diferente

A análise que comparou certos aromas com o estresse foi publicada pela Queen ‘s University Belfast, localizada na Irlanda do Norte. À princípio, conseguiram validar o que era um praticamente um consenso científico: cachorros são sensíveis às emoções humanas. Dessa forma, conseguiram estabelecer um parâmetro para entender se alguém estressado teria um cheiro diferente. 

Metodologia que deu certo 

Na experiência escolhida para analisar a hipótese de que os cães conseguem detectar o mal estar das pessoas, participaram quatro cachorros e 36 irlandeses. Treo, Fingal, Soot e Winnie tinham a missão de perceber qual dos voluntários estava se sentindo pressionado ou não. Os participantes tiveram amostras de suor coletadas antes e depois de um teste de matemática difícil. 

O resultado que poucos esperavam 

Apesar de ter sido uma observação inicial, a conclusão superou as expectativas dos estudantes, surpreendidos pela habilidade dos animais, que rapidamente identificavam aqueles que estavam com muita dificuldade. A frequência cardíaca e a pressão arterial também são outros fatores alterados dada a circunstância, além das substâncias liberadas percebidas pelo faro canino.

Se você tem um cachorro em casa, tenha certeza de que ele está atento às suas atitudes e consegue identificar momentos de estresse. Dessa forma, parece que o carinho por parte deles parece ainda mais sincero, tornando-os melhores amigos. Felizmente o olfato humano não é tão apurado, porque tudo indica que os aromas envolvendo sentimentos ruins não são nada bons. Agora passe a observar o comportamento dos seus pets quando sua autoestima não estiver boa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário