scorecardresearch ghost pixel



Exportador de leite: saiba quem é o maior produtor de laticínios do mundo

Sabia que o maior produtor de laticínios do mundo é responsável por 22% da oferta global? Veja qual é o país e onde o Brasil está neste ranking.



O Brasil ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking mundial da produção de leite. Os dados são do Ministério da Agricultura. O país tem capacidade para ocupar o primeiro lugar, mas essa ainda não é a realidade por causa de alguns fatores, então alguém está o ocupando. Descubra agora quem é o maior produtor de laticínios do mundo.

Leia mais: Apple decide desistir de aumentar produção após desvalorização da marca

A cadeia produtiva do leite nacional precisa de muitos ajustes para que o Brasil se torne líder mundial. Chegaram à conclusão de que o país ainda precisa ampliar o mercado de exportação, mas também depende de mais políticas públicas de incentivo e fomento da atividade para chegar lá algum dia.

Maior produtor de laticínios do mundo

De acordo com as últimas informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, o Brasil obtém atualmente mais de 34 bilhões de litros por ano. Outro dado interessante e que chama a atenção é que a produção de leite acontece em 98% dos municípios brasileiros. Isso quer dizer que o setor emprega mais de 4 milhões de pessoas.

Apesar da expressiva produção de leite nacional, o país segue ocupando o terceiro lugar no ranking. O maior produtor de laticínios do mundo é a Índia. Ela responde por 22% da oferta global e ganha dos Estados Unidos da América, porque usa leite de búfala, além do leite de vaca. A produção passa de 199 milhões de toneladas.

Pelo menos 80% são resultado do trabalho dos pequenos agricultores.

O país tem mais de 130 mil vilarejos cooperativos. Para 2022, está previsto um aumento de 203,5 milhões de toneladas na geração de leite para comercialização da Índia. Os dados são do Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA FAS).

Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar. São 93,5 mil toneladas por ano e um rebanho de 9,2 milhões de cabeças. Os EUA também têm o maior índice de produtividade média por vaca, sendo 10.150 litros/vaca/ano.

As principais regiões produtoras são Califórnia, Wisconsin, Idaho, Nova York e Pensilvânia. Agora quando se considera apenas a produção de leite de vaca, os EUA ocupam o lugar de maior produtor do momento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário