O Nubank atingiu a marca de 64,8 milhões de clientes e agora é o 5º maior banco do Brasil. Os dados são de um levantamento do banco suíço UBS, com base no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), no Banco Central. Com o resultado, agora o Nubank ultrapassa o Santander em volume de clientes.
Leia mais: Nubank atualiza ‘caixinhas’ para ajudar cliente a bater meta financeira
Os dados também consideram o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Hoje no Brasil o maior banco continua sendo a Caixa Econômica Federal, com 150 milhões de clientes. Na sequência vem o Bradesco, com 102 milhões.
Nubank é o 5º maior banco do Brasil em clientes
Juntos, os cinco maiores bancos do Brasil são responsáveis por 480 milhões de clientes – cerca de 53% dos clientes bancários de todo o Brasil. Veja abaixo o ranking completo, segundo o UBS:
- Caixa: 148,3 milhões de clientes
- Bradesco: 101,8 milhões de clientes
- Itaú (ITUB4): 95,5 milhões de clientes
- Banco do Brasil (BBAS3): 73,6 milhões de clientes
- Nubank: 64,8 milhões de clientes
- Santander: 61,0 milhões de clientes
- Original: 42,2 milhões de clientes
- Mercado Pago: 39,4 milhões de clientes
- PagBank: 25,9 milhões de clientes
- C6 Bank: 21,3 milhões de clientes
Ainda de acordo com o UBS, do total de 111 milhões de novos clientes bancários até agora em 2022, mais de 40% foram para fintechs e bancos digitais. Os números confirmam a preferência de muitos clientes, que deixaram de procurar apenas os bancos tradicionais. Sem dúvida nenhuma, os digitais têm conquistado muitos brasileiros.
O Nubank, por exemplo, foi responsável por 15 milhões de novos clientes neste ano. Além dos clientes no Brasil, o banco digital tem cerca de 70 milhões se forem consideradas as contas abertas no México e na Colômbia.
De acordo com o ranking divulgado pelo banco suíço, entre os digitais, o Nubank ocupa o primeiro lugar. Em seguida vem o Original, só depois Mercado Pago, seguido de PagBank e C6 Bank por último. Os cinco maiores bancos digitais têm juntos 193,7 milhões de clientes – cerca de 21% do total de clientes do Brasil.