scorecardresearch ghost pixel



Inacreditável: veja a lista com 23 nomes proibidos pelos cartórios no Brasil

Pode parecer piada, mas alguns nomes tiveram que ser proibidos no país para evitar os registros que causariam constrangimentos. Saiba quais são eles.



A criatividade do brasileiro não tem fim até mesmo na hora da escolha do nome dos filhos. É por razões como essa que alguns nomes são proibidos de serem registrados no país. Você consegue imaginar quais são eles? Veja o que diz a lei de Registros Públicos e surpreenda com as tentativas de batismo de alguns pais.

Leia mais: Vem bebê por aí? Veja 15 nomes diferentes para meninas com a letra ‘C’

Segundo a determinação, os cartórios podem recusar que algumas palavras sejam registradas em crianças ou indivíduos já maiores de idade que desejam mudar o nome de batismo. Todos os profissionais responsáveis por esse processo nos órgãos são orientados a banir, ou seja, não permitir que tais nomes constem na documentação.

Nomes proibidos

Além das palavras que são proibidas que vamos listar abaixo, é sempre importante destacar também que os funcionários podem recusar outras escolhas com base em orientações repassadas aos profissionais de registro. Isso quer dizer que eles recebem até mesmo a autorização para corrigir a grafia das sugestões dos pais.

A meta é evitar que alguns nomes que possam causar constrangimento no futuro sejam escolhidos pelos responsáveis pelos novos bebês. É por isso que a avaliação é mais criteriosa em alguns cartórios que barram sem pensar duas vezes todos os nomes que são considerados proibidos no Brasil.

Outro detalhe é que por muitos anos os nomes eram registrados de forma errada por falhas na digitação ou ainda pelo excesso de consoantes e vogais repetidas, o que causava uma série de inconvenientes com o passar do tempo.

Além do cuidado por parte dos cartórios, é bom lembrar que já é possível pedir a mudança de nome no país, conforme determina a Lei nº 14.382/2022. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode procurar os meios e pedir a alteração. Veja agora a lista abaixo com alguns dos nomes que certamente serão barrados pelos funcionários.

Você irá notar que muitos deles são totalmente fora da realidade, o que justifica a liberação para que os cartórios adotem essa posição de proibir que os pais possam ir em frente. São eles:

  1. Cachorra;
  2. Calcinha;
  3. Desconhecido;
  4. Fulano de Tal;
  5. Inexistente;
  6. Não consta;
  7. Andarilho;
  8. Aborto;
  9. Dita-cuja;
  10. Identidade desconhecida;
  11. My precious;
  12. Sem mãe;
  13. Taturana;
  14. Triângulo;
  15. Bizarro;
  16. Segismundo;
  17. Rua sem saída;
  18. Suruba;
  19. Sem informação;
  20. Não declarado;
  21. Capô de fusca;
  22. Cadáver;
  23. Chatico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário