scorecardresearch ghost pixel



IPTV vai acabar no Brasil? Veja o que muda com anúncio da Anatel

Os brasileiros querem saber se o IPTV chegará ao fim no Brasil. Veja o que muda na prática por causa do novo anúncio feito pela Anatel.



O IPTV é muito popular no Brasil. O uso se tornou ainda mais comum nos últimos anos por causa dos os preços mais altos cobrados pelas operadores de TV a cabo. Um anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode colocar fim no serviço. Antes de se preocupar, entenda o que muda a partir de agora no “gatonet”.

Leia mais: Conta bancária de Thiaguinho CHOCA: cantor é mais rico que Silvio Santos

A agência vai acabar apenas com o uso ilegal do sinal de TV. Este é um crime que pode render até quatro anos de cadeia, além de uma multa. Ainda assim, muitas pessoas ainda insistem no uso e na venda. Alguns modelos do equipamento são legalizados. Apesar disso, a maior parte das famílias faz uso da versão proibida.

IPTV: o que muda?

Os canais fechados são oferecidos por operadoras, que cobram um valor pelo serviço. É preciso ser assinante para ter acesso. O que acontece é que, para muitas pessoas, o preço é considerado alto. Em vez de ficar sem o serviço, muitos brasileiros recorrem às opções ilegais que usam o roubo de sinal e a pirataria.

Os serviços legais são aqueles oferecidos por empresas como Globoplay, que tem canais Globosat; a Claro TV, que oferece TV a cabo por assinatura e internet; e o Pluto TV, com mais de cem canais totalmente gratuitos.

O que muda no IPTV com o anúncio da Anatel é que a pirataria vai acabar por meio do fim dos sinais ilegais. As ações de bloqueio estão previstas para começar ainda no início de 2023. A agência vai usar a tecnologia para encontrar quais são os equipamentos usados de maneira equivocada no Brasil.

Depois disso, seguirá com o processo de suspensão, impedindo que as transmissões aconteçam. Nesses casos, o consumidor que faz o uso ilegal não pode fazer nada além de procurar os meios corretos de aproveitamento do IPTV, ou seja, fazendo um pagamento da assinatura por meio das operadoras que oferecem o serviço.

Os especialistas em tecnologia orientam sobre os riscos do uso do IPTV ilegal. Além de crime, existe um risco real de que os dados das pessoas fiquem mais expostos à invasões de hackers.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário