Em fevereiro deste ano, o Governo Federal lançou a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento é mais conhecido como o novo RG. Os institutos de identificação em todo o Brasil têm até março de 2023 para concluírem a implantação, mas alguns já estão com tudo pronto. Veja qual outro estado começou a emitir a nova versão.
Leia mais: Baixe agora o NOVO RG no seu celular; aprenda a instalar
No último dia 26, o estado de Goiás iniciou a emissão do documento. Outros seis estados, além do Distrito Federal, já estão com a versão mais recente em circulação. Saiba mais detalhes sobre a identidade e as principais mudanças.
Mais um estado começa a emitir o novo RG: veja a relação
A proposta do Governo Federal com o novo documento é reduzir as fraudes e melhorar o processo de identificação dos cidadãos. O modelo em questão chega para unificar a carteira de identidade que sempre pôde ser emitida em todo o país. Antes da mudança, uma mesma pessoa podia ter até 27 números de RG.
É importante ressaltar que ele será obrigatório, mas ninguém precisa ter pressa! A troca será gradual. Entre as novidades, há um QR Code que pode ser lido para promover mais agilidade no processo de identificação das pessoas.
A emissão do novo RG será gratuita na primeira via. A atual versão ainda vale por até dez anos, ou seja, até 2032. Para quem tem mais de 60 anos de idade, o documento é vitalício. Isso quer dizer que não é necessário trocá-lo.
Mais um estado começou a emitir esta versão. Goiás entrou para a lista recentemente. O primeiro município foi Cavalcante. Em outras três cidades, a emissão é permitida. São elas: a capital Goiânia, Anápolis e Alexânia.
Veja abaixo a lista de cada estado que começou a emitir o novo RG:
- Acre;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.