Ministério da Saúde inclui cinco medicamentos na Farmácia Popular

Os cinco medicamentos incluídos na Farmácia Popular estarão disponíveis aos pacientes nos próximos 30 dias. Os novos remédios devem atender cerca de 2,7 milhões de brasileiros.



Cinco medicamentos contra doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca foram incluídos na Farmácia Popular para a população ter acesso. O anúncio recente foi feito pelo Ministério da Saúde. Os remédios estarão disponíveis para os pacientes daqui a 30 dias, então já pode procurar o estabelecimento mais próximo de casa.

Leia mais: Estes remédios NUNCA devem ser levados em viagens internacionais

A inclusão dos novos medicamentos ocorre semanas depois de o Governo Federal anunciar o corte de 59% no orçamento do programa. A Farmácia Popular garante remédios gratuitos para o tratamento de diferentes doenças. Ele mantém uma parceria firme com as farmácias particulares de várias cidades do Brasil.

Cinco novos medicamentos na Farmácia Popular

O anúncio da inclusão de cinco novos medicamentos na Farmácia Popular foi feito nesta quinta-feira, 29. Segundo a equipe do Ministério da Saúde, os novos remédios incorporados ao programa são:

  • Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
  • Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
  • Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
  • Furosemida 40 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
  • Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular).

No caso deste último, a modalidade é de copagamento, ou seja, o usuário fica responsável pelo pagamento de parte do valor do remédio. Pela previsão dada durante o anúncio, a inclusão dos novas drogas deve atender cerca de 2,7 milhões de brasileiros que têm doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca e diabetes.

É a primeira incorporação de novos remédios no programa Farmácia Popular desde 2011. O programa de distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos principais e que mais ajuda.

Dados divulgados pelo ministério indicam que atualmente cerca de 20 milhões de brasileiros são atendidos. Em todo o país, mais de 30 mil farmácias estão credenciadas. Todas estão distribuídas em 4.397 municípios.

Em relação à quantidade de medicamentos, houve um aumento na quantidade de remédios repassados entre 2018 e 2021. Passou de 13,8 bilhões para 14,3 bilhões de unidades. Ainda segundo o Ministério da Saúde, mais de 7,2 bilhões de remédios já foram entregues aos brasileiros – que dependem dos medicamentos gratuitos para o tratamento de várias enfermidades e condições – até junho deste ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário