MIT desenvolve camiseta que deixa qualquer pessoa invisível

Você não leu errado, essa tecnologia já existe e foi desenvolvida no MIT, em Massachusetts, nos EUA. Confira mais a respeito da nova camiseta que deixa a pessoa invisível.



Os avanços da tecnologia te assustam ou te surpreendem? Essa pode ser uma pergunta que vai deixar muita gente na indecisão. De qualquer maneira, é fato que a ciência caminha em direção ao futuro e que as inovações tecnológicas são invitáveis. É o caso de uma camiseta que deixa a pessoa invisível para câmeras de segurança desenvolvida no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Veja também: Peça de arte criada por Inteligência Artificial sai vencedora em concurso e revolta artistas

Camiseta pode deixar qualquer pessoa invisível?

Foto: Nick Ellis

As informações foram reveladas pelo portal Olhar Digital e mostram um dos projetos desenvolvidos dentro do setor de inteligência artificial do MIT. A pessoa invisível já existe por lá, pelo menos para os “olhos” das câmeras de segurança. Basta usar uma camiseta especial que consegue realizar esse efeito incrível.

Você pode imaginar que essa história é apenas ficção científica, mas não, ela existe e a camiseta pode tornar qualquer pessoa invisível para o sistema de monitoramento. Seria uma espécie de capa da invisibilidade que existe na franquia Harry Potter, por exemplo, mas dessa vez no mundo real.

De acordo com o relato, mesmo com dobras pelo tecido, a camiseta cumpre sua função e deixa a pessoa invisível o tempo todo. Mais do que as distorções especiais causadas pela movimentação do ser humano e da própria roupa, a camiseta é capaz de desempenhar sua função mesmo com a iluminação distinta entre ambientes.

Para que serve esse tipo de roupa?

Qualquer pessoa honesta pensaria que essa roupa poderia ser um chamariz para bandidos se aproveitarem da oportunidade. Afinal, nenhuma câmera de segurança poderia detectar o usuário da camiseta.

No entanto, a verdade é que ela pode ter uma finalidade ainda mais vasta e abrangente. Pessoas que precisam fugir de governos totalitários, por exemplo, poderiam ser beneficiadas. Quem sabe esta não seja uma das primeiras ferramentas da resistência ao domínio da privacidade por meio tecnológico?

A verdade é que uma inovação desse porte abre leque para imaginar quantas possibilidades já não devem existir e nós nem fazemos ideia disso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário