Ao ouvir uma canção, é possível ficar triste, feliz ou até com raiva, porque esse tipo de arte desperta muitas emoções. Para quem produz ou aproveita as letras e ritmos cheios de criatividade, o resultado da mistura de sons vem alcançando gerações. Há uma imensa variedade, do estilo clássico ao rock and roll, provavelmente você já tem sua playlist favorita.
Veja também: Você está pronto para se comprometer? Faça o teste de personalidade
Conheça a personalidade de cada gosto musical
O rock definitivamente quebra as regras
Do alternativo ao punk, o rock é marcado pelo conjunto de instrumentos que costumam acelerar as batidas do coração. Bateria, baixo e guitarra somam acordes que encantam pessoas com instinto rebelde e transgressor, dispostas a quebrar as regras impostas pelas tradições. The Beatles, Elvis Presley e Pink Floyd são nomes que marcaram os anos dourados do rock.
A crítica social é a essência do rap
As primeiras letras de rap começaram a descrever contextos bíblicos, mas com o tempo passaram a ter um teor político acentuado. A crítica social sob diversas perspectivas é o ponto chave desse estilo que influenciou outros gêneros como trap e hip hop, ressaltado nos subúrbios norte americanos. No Brasil, Emicida, Racionais Mc’s e Criolo pertencem a esse cenário do rap.
No pop não tem tempo ruim para ninguém
Quanto ao pop, suas letras diversas e normalmente alegres foram trazidas por mulheres como Lady Gaga, Katy Perry, Beyoncé e Rihanna. Aqueles que amam dançar, encontrar o lado bom da vida e curtir uma festa preferem as músicas populares. Associando-se a outros estilos como o rock e o rap, é versátil e vem sendo renovado constantemente.
Música clássica para quem quer foco
Vivaldi, Mozart e Pachelbel foram compositores que transcenderam suas criações. Há quem escute música clássica para se concentrar ou refletir, aproveitando o som dramático das composições. Pessoas requintadas e com ares de intelectualidade não dispensam um bom concerto.
Existe sempre um pouco de samba na alegria
O samba é tradicionalmente brasileiro e trata de temas do cotidiano do país, da política ao amor não correspondido. Para quem ama ficar ao lado dos amigos, cultivando o sentimento de nostalgia, o som do pandeiro junto com a percussão é capaz de mudar o humor, resgatando a esperança.