Uma boa notícia para quem coloca dinheiro na caderneta! A plataforma de investimentos TradeMap fez um levantamento que mostrou que a poupança apresentou um rendimento de 7,19%, 0,02% acima da inflação registrada no mês de setembro.
Leia mais: Dá para investir usando o cartão de crédito? Bancos já apostam na opção
Há dois anos, em setembro de 2020, os valores investidos nesse tipo de aplicação começaram a ter rendimentos abaixo da inflação. O mês de outubro de 2021, segundo a pesquisa, foi o mais crítico, em que o dinheiro aplicado apresentou uma perda no poder de compra de 7,59%.
O que fez o rendimento da poupança superar a inflação?
O anúncio de deflação pelo terceiro mês consecutivo no país garantiu essa mudança para o rendimento da caderneta de poupança.
Dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) do último dia 11 de outubro, mostram uma queda de 0,29% na inflação nacional. O acumulado de alta nos preços em 2022 está em 4,09%.
Dentre os fatores que contribuíram para essa redução, o destaque vai para a mudança no limite cobrado pelo ICMS sobre combustíveis e outros serviços, como energia elétrica e telefonia, que agora passou a ser de, no máximo, 17% e 18%. Outro fator que contribuiu com a queda nos preços foi a baixa do petróleo no mercado internacional.
Investimentos em queda
A TradeMap também analisou outros métodos de investimento, na conclusão de que as maiores perdas de valor em real foram do Bitcoin, cujo poder de compra caiu 58,50% no acumulado de 12 meses. A desvalorização também chegou à Bolsa de Valores, com redução de 7,48%.
Não ficaram de fora do corte as moedas internacionais, que sofreram perda de valor no último mês. No caso do euro, ouro e dólar, as quedas foram de 21,62%, 11,91% e de 7,25%, respectivamente.