scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: muitos trabalhadores esqueceram de sacar o dinheiro; é o seu caso?

Muitos trabalhadores ainda têm o direito de sacar o dinheiro do PIS/Pasep. O prazo termina este ano. Veja as datas e aprenda a consultar se tem valores a receber.



Os trabalhadores brasileiros que esqueceram ou preferiram não sacar o abono salarial do PIS/Pasep podem mudar de ideia e solicitar os valores até o final deste ano. O abono liberado é referente ao ano-base 2020. Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro ficará disponível até 29 de dezembro. Consulte se você tem direito a sacar.

Leia mais: Abono PIS/Pasep 2021: quando será pago, valores e muito mais

O valor referente ao PIS cai na conta corrente ou poupança da Caixa, contudo ainda há a opção pela Poupança Social Digital e o Caixa Tem para aqueles que não são correntistas do banco. Os trabalhadores que deixaram de sacar o dinheiro de anos anteriores não terão acesso fácil, então devem fazer uma requisição formal de reemissão do saque.

Sacar o dinheiro do PIS/Pasep

De acordo com a Caixa, quem deixar de sacar até dezembro só poderá colocar a mão no dinheiro no período estabelecido pelo calendário do ano que vem. Nesses casos, também será preciso fazer um pedido de reemissão.

Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Presencial, ao apresentar um documento com foto em uma unidade do Ministério do Trabalho;
  • Pelo e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br. No lugar de “uf”, coloque a sigla do seu estado.

O abono salarial é um direito de quem recebeu até dois salários mínimos com carteira assinada no ano de referência do pagamento, mas há uma exigência: ter trabalhado por pelo menos 30 dias ao longo dos 12 meses.

Outro requisito é a inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além desses pontos, os dados devem estar atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

Quem tem dúvidas se tem dinheiro a receber pode simplesmente fazer a consulta. É simples e rápida. Você tem duas opções: por ligação para o telefone 158 e também por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Lembrando que o valor a ser pago depende da quantidade de meses trabalhados. Todas essas informações podem ser consultadas pelos trabalhadores com direito ao benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário