scorecardresearch ghost pixel



Por que o Gol, carro mais icônico da história do Brasil, vai sair de linha?

VW Gol não estará mais disponível para compra como um dos 0 km a partir do próximo ano. A montadora deve lançar a versão Last Edition em breve.



Um dos carros populares mais queridos e emblemáticos do Brasil terá sua produção finalizada no final de 2022. O VW Gol sairá de linha e ainda existem muitas pessoas que não entendem os motivos que levaram a essa decisão. Por esse motivo, decidimos entender melhor o que fez com que o tradicional “golzinho” perdesse mercado em território brasileiro.

Veja também: Versão que gasta menos dos carros mais vendidos: Inmetro divulga ranking

VW Gol Last Edition deve ser lançado nas próximas semanas

A versão Last Edition do VW Gol deve ser lançada ainda nas próximas semanas. Conforme o próprio nome revela, ela marcará o fim do modelo no país. Dessa maneira, a última versão do carro encerra uma história de 42 anos marcada por altos e baixos, porém com bem mais sucessos do que derrotas.

Mesmo com o fim de sua trajetória, o VW Gol ainda é o carro usado mais vendido do Brasil. Aliás, desde seu lançamento, em 1980, foram 7 milhões de unidades comercializadas no mercado nacional. O Fiat Uno e o VW Fusca venderam perto de 3 milhões de exemplares cada um.

Em outras palavras, o Gol vendeu mais do que o dobro em relação aos outros dois automóveis. Basta olhar para as ruas da sua cidade e você verá incontáveis golzinhos passando por elas.

VW Gol encerra junto com a história do carro popular

O Gol liderou as vendas no Brasil até 2014, quando o Fiat Palio assumiu a ponta. Depois foi a vez do Chevrolet Onix, que perdura até hoje. No entanto, mesmo com os altos preços, o carro continuou disputando a corrida do mais vendido por bastante tempo.

O problema é que o VW Gol nasceu como um carro popular, para a família, para o trabalho, lazer e para ser usado no cotidiano. O preço era acessível e o design interessante. Houve lançamento de versões esportivas, mais luxuosas e mais simples. Ele atendia o gosto de qualquer pessoa.

No entanto, o mercado se tornou mais exigente e o carro popular já não tinha mais preço baixo. Não é à toa que o Gol custa mais de R$ 80 mil atualmente e ainda possui uma plataforma defasada, que impossibilita a implementação de novas tecnologias.

Isso quer dizer que o carro perdeu mercado e apenas cai no número de vendas, se tornando um modelo insustentável para a companhia que o fabrica. Por esses motivos, ele deixará de existir a partir de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário