scorecardresearch ghost pixel



Prazo para atualizar CadÚnico e não ficar sem Auxílio Brasil é prorrogado

A etapa é essencial para evitar a suspensão dos benefícios atrelados ao cadastro. Confira o passo a passo da atualização.



Os beneficiários dos programas sociais têm mais 30 dias, ou seja, até 14 de novembro para fazer a atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico). A etapa é essencial para evitar a suspensão dos benefícios atrelados ao cadastro. Confira o passo a passo da atualização.

Leia mais: Telefone Popular: saiba como ganhar 90 minutos em ligação pelo CadÚnico

O prazo vale para os brasileiros que recebem o Auxílio Brasil e outros benefícios, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A atualização é obrigatória para todos aqueles que estão há mais de dois anos sem realizar o processo de confirmação dos dados.

Atualização do CadÚnico

Quem perder o prazo de atualização do CadÚnico, que terminaria na sexta, 14, e foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania, corre o risco de ter o pagamento dos benefícios suspenso. Em alguns casos, o Governo Federal pode até mesmo cancelar os benefícios, já que a fila de espera exige que mais famílias sejam incluídas nos programas sociais.

O CadÚnico é o banco de dados do Governo Federal. É por meio dele que são conhecidas as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Ao fazer o cadastro, o Ministério da Cidadania destina os recursos para as famílias mais necessitadas. De acordo com dados do governo, cerca de 263 mil brasileiros devem fazer a atualização do CadÚnico.

A previsão é que os cadastros desatualizados sejam excluídos a partir de julho de 2023. Por isso, a orientação é que as famílias façam o procedimento para evitar a suspensão dos benefícios, inclusive aqueles que são destinados pelos estados e municípios com base no CadÚnico.

Para saber se o cadastro está atualizado, a família deve acessar o aplicativo do CadÚnico ou conferir a situação por meio do site. Se a informação for de “Averiguação” ou “Revisão Cadastral” é preciso atualizar os dados.

Quem precisar apenas confirmar os dados pode fazer isso por meio do app. Já nos casos em que é necessário alterar algum dado, a família tem que procurar um posto de cadastramento para nova entrevista e atualização do CadÚnico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário