Brasileiros que precisam atualizar o quanto antes as informações do Cadastro Único (CadÚnico) receberam um período extra para essa tarefa. O Ministério da Cidadania anunciou nesta quinta-feira, 13, a prorrogação de mais 30 dias no prazo anterior. A revisão dos dados é fundamental para evitar o cancelamento ou a suspensão de benefícios sociais, a exemplo, o Auxílio Brasil.
Leia mais: CadÚnico: veja como atualizar pela internet para não perder o Auxílio Brasil
Antes de o governo anunciar a prorrogação do prazo, era possível ver filas e confusões pelo país diante do grande número de pessoas que haviam deixado a atualização para última hora. Até então, a data limite para a revisão dos cadastros sem alterações há mais de dois anos havia sido marcada para esta sexta-feira, 14. Agora, o prazo foi estendido para evitar novos tumultos.
Resumindo: para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil, o prazo foi prorrogado por mais 30 dias, contados a partir de 14 de outubro de 2022. Devem se dirigir aos postos de atendimento as famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017.
CadÚnico para benefícios
Atualmente, o CadÚnico tornou-se o principal instrumento do governo para incluir famílias de baixa renda nos principais programas sociais, a exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o já encerrado Auxílio Emergencial, o atual Auxílio Brasil, dentre muitos outros.
Veja uma lista abaixo de alguns benefícios que exigem a inclusão dos dados da família na base de dados do governo:
- Programa Auxílio Brasil;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Programa Bolsa Verde.
Atualização obrigatória
Aqueles que estão inscritos no CadÚnico devem atualizar seus dados pessoais a cada dois anos ou sempre que ocorrer alguma alteração nos dados da família. Os convocados para a averiguação e revisão das informações devem se dirigir a um posto de atendimento do CadÚnico no município ou em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Essa exigência no cadastro é importante para garantir a veracidade dos dados e assegurar que as informações registradas estão em concordância com a realidade das famílias. Sem elas atualizadas, benefícios que utilizam a base de dados do governo como porta de entrada podem ser suspensos ou até mesmo cancelados.
Para consultar a situação dos dados, basta o responsável pela família baixar o aplicativo CadÚnico ou acessar o site na internet. Na consulta, é possível saber se os dados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, que são os que necessitam regularizar os registros.