scorecardresearch ghost pixel



Provas do Encceja serão reaplicadas neste mês; entenda os motivos

As provas do Encceja serão reaplicadas para as pessoas que tiveram problemas de logística ou sintomas de doenças como a Covid-19. Veja as novas datas.



As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) vão ser reaplicadas para alguns brasileiros que registraram o pedido dentro do prazo.

Vale para os participantes que tiveram problemas logísticos ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas no período.

Leia mais: Internet gratuita para estudantes: projeto já está em funcionamento?

Os participantes tiveram até o mês de setembro para solicitação a uma nova aplicação dos testes. Foi preciso enviar um documento que comprovasse o motivo da ausência para então ter garantida a chance de fazer a prova.

Provas do Encceja serão reaplicadas

O exame é o que certifica os brasileiros que não conseguiram terminar o ensino fundamental ou médio na idade regular. As provas foram aplicadas em 28 de agosto.

Agora elas serão reaplicadas, conforme previsto em edital, para aqueles que perderam a data por problemas logísticos ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19.

O prazo para o encerramento da solicitação de uma nova data foi liberado encerrou-se após cinco dias depois do exame regular. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os testes serão reaplicados nos dias 18 e 19 de outubro para o ensino fundamental e médio, respectivamente.

As provas vão ser realizadas em dois turnos, pela manhã e à tarde. Quem fez o pedido deve conferir no site do Inep o resultado da análise. Segundo o instituto, os estudantes que solicitaram a oportunidade farão a prova no turno correspondente ao prejuízo logístico. Além disso, seguindo ao que está no edital, haverá somente uma reaplicação.

O resultado do Encceja permite a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Para tanto, será preciso que o participante consiga a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

A realização do Encceja com o devido resultado permite também a Declaração Parcial de Proficiência para o participante que conseguir a nota mínima em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas elas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário