Talvez você já tenha escutado falar em nomes como Genghis Kahn e Carlos Magno sendo referidos como “pais da humanidade”. Ambos foram grandes conquistadores e muitas pessoas acreditam que quase todos os seres humanos possam tê-los como antepassado comum.
Veja também: Caranguejo com dentes humanos choca internautas nas redes sociais
Claro que isso é algo exagerado, embora eles realmente tenham uma linhagem enorme, mas a dúvida é válida a respeito do passado humano.
Será que todas as pessoas possuem um antepassado comum?
A resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece. Porém, é possível dizer que os seres humanos têm as mesmas origens, as quais foram se ramificando ao longo da história do planeta.
Se você olhar para trás, verá que seus antepassados são mais numerosos do que parecem. Imagine que você tenha dois pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 tataravós e assim por diante. Ao chegar na sua 33ª geração passada, existirão mais de 8 bilhões de ramificações em sua família, por exemplo.
Você pode ter ficado na dúvida agora. Pois, como seria possível esse tipo de afirmação? Afinal, 8 bilhões seria algo maior do que a população mundial atual. No entanto, o que acontece é que a sua árvore genealógica não segue uma linha reta.
Isso porque um antepassado comum seu pode ter sido pai ou mãe de várias pessoas na sua árvore genealógica. Isso acontece diversas vezes.
Ancestral comum é possível?
De acordo com os estudos científicos mais recentes, como um desenvolvido em Massachusetts, é possível que entre 5.300 a.C e 2.200 a.C. tenha vivido uma ancestral comum entre você e seu vizinho, por exemplo.
Ao voltar no tempo, alguns milhares de anos antes, daria para encontrar a espécie que foi a real originária do ser humano. Com o tempo, os indivíduos se dividiram e se espalharam pela Terra, adquirindo características e traços completamente distintos, mas mantendo a mesma essência biológica do ser humano.