Quer se aposentar em 2023? Saiba o que o INSS exige de você

Esse período da vida exige muito planejamento. Se você deseja se aposentar em 2023, veja quais são as possibilidades e os documentos exigidos no pedido.



A aposentadoria tem que ser planejada para que os trabalhadores consigam o valor mais vantajoso possível do benefício.

Quem está prestes a conseguir fazer a sua solicitação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve se atentar às regras para não meter os pés pelas mãos. Veja como se aposentar em 2023.

Leia mais: INSS paga aposentadorias e pensões para novo grupo; veja quem recebe nesta segunda

Além de todas as contribuições necessárias, os trabalhadores devem atender outros requisitos, como é o caso da idade mínima, tendo em vista que isso é fundamental para garantir o acesso à aposentadoria.

Desde a reforma da Previdência em 2019, as regras mudaram. Sendo assim, fique por dentro do que passa a valer em 2023.

Aposentar em 2023

Se aposentar por idade não será fácil para as mulheres, pois houve aumento nos números. Elas só conseguirão garantir o benefício ao completar 62 anos. Além de, é claro, cumprir com a principal exigência do instituto: ter 15 anos de contribuição como tempo mínimo. No caso dos homens, a regra para o ano que vem não sofre alteração.

Eles continuam conseguindo se aposentar aos 65 anos, desde que tenham 15 anos de contribuição à Previdência.

Atualmente as mulheres precisam ter 61 anos e 6 meses para dar entrada no pedido de aposentadoria. A reforma da Previdência definiu as regras de transição. Por isso, a cada ano, soma-se seis meses à idade das mulheres. Ou seja, em 2022 elas precisam de 61 anos e 6 meses. Já em 2023 elas precisarão ter 62 anos de idade.

Outra forma de se aposentar hoje em dia é por meio de pontos. Estamos falando de uma pontuação mínima que é exigida dos homens e das mulheres que querem deixar a vida árdua para trás. Esse modelo se dá pela soma do tempo de contribuição e da idade.

No ano que vem, os homens terão que atingir 100 pontos, sendo que 35 são apenas de repasse. No caso das mulheres, a pontuação mínima será de 90 pontos, onde pelo menos 30 devem ser de taxa paga ao instituto.

Para facilitar o pedido e ter mais chances de aprovação do benefício, se você deseja se aposentar em 2023, lembre-se de reunir todos os documentos: recibos e holerites, comprovantes de férias, livro de registro de empregados e todos os dados que forem solicitados no processo. A lista completa pode ser acessada no Meu INSS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário