scorecardresearch ghost pixel



Revisão de benefícios: veja se seu nome está na lista do pente-fino do INSS

Lista do pente-fino do INSS inclui vários benefícios que podem ser suspensos por falta de revisão dos cadastros. Veja como irá funcionar o processo de análise.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mais um pente-fino que cortará auxílio, aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Está na mira do instituto todos aqueles benefícios que não passam por revisão há seis meses ou mais. Saiba como verificar se você está na lista do pente-fino do INSS.

Leia mais: Aposentados: votar é a única forma de prova de vida do INSS?

A medida deve reduzir os gastos por meio dos cortes de pagamentos irregulares. Sendo assim, quem depende do benefício precisa conferir o cadastro para não correr o risco de tera liberação do dinheiro suspensa por falta de atualização dos dados. Evite a burocracia de entrar em contato e justificar a situação ao verificar suas informações.

Lista do pente-fino do INSS

O anúncio do pente-fino do INSS causou preocupação nos segurados que não sabem se estão na lista por alguma pendência. Para quem está nessa situação, a orientação é conferir os dados e resolver qualquer débito antes do processo de revisão dos pagamentos.

O pente-fino deve durar seis meses. A previsão de início é para o ano que vem, mas nenhuma data oficial foi divulgada. O instituto acredita que a checagem vai identificar fraudes e direcionar os benefícios para quem realmente precisa e tem direito. Para facilitar a revisão, o INSS disse que irá notificar os segurados que precisam de análise do cadastro antes de cortar o pagamento. Essa notificação será por meio dos canais oficiais.

Então os cidadãos devem ter total cautela para não se tornarem vítimas de golpes, visto que eles devem aumentar com o início da análise. Não é preciso pagar nenhum valor, apenas manter os dados em dia. Segundo o INSS, a verificação nos benefícios deve começar pelos segurados mais novos, então só depois para as pessoas mais idosas.

Dessa forma, quem recebe o auxílio-doença, BPC ou auxílio acidente e está com a perícia médica atrasada por mais de seis meses, deve se atentar. A orientação é resolver a pendência o quanto antes para evitar riscos de suspensão.

Quem tiver dúvidas sobre a situação do cadastro pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Há ainda a opção de consulta pelo telefone 135 para tirar essa dúvida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário