Se sua manteiga preferida desapareceu do mercado, ESTA é a razão do sumiço

Entenda os principais motivos que fizeram o produto sumir das prateleiras dos supermercados e fazer muita gente optar pela margarina.



O valor dos alimentos ainda está longe de ser o ideal no Brasil. E com o reajuste do leite, o preço da manteiga disparou, fazendo com que o produto desaparecesse das gôndolas dos supermercados de todo o país. Para se ter uma ideia, dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) mostram que o item ainda se mantém em alta, mesmo após a terceira deflação consecutiva.

Leia mais: Preços no Brasil caem 0,29% com 3ª deflação consecutiva; veja os números

As razões para a alta nos preços e o sumiço do produto nos supermercados incluem a Guerra na Ucrânia e o fenômeno meteorológico La Niña, que acabou o período sazonal da entressafra. Diante da escassez de produto, devido o pasto mais seco, os produtores precisam elevar o uso de ração para alimentar o gado.

Nesse interim, o mundo sente os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia, que pressionou o valor das rações bovinas, preparadas à base de milho e soja. Ou seja, apesar de a entressafra ser um evento esperado todos os anos, a guerra como elemento surpresa acabou dificultado a situação.

Além de tudo isso, a desvalorização do real frente ao dólar pode ser incluído na lista de agravantes para o aumento do leite. Isso porque a ração para venda dos insumos para a fabricação de ração é comercializada na moeda americana. Sendo assim, o maior impacto disso recaiu sobre os produtores de leite.

Queda na produção de manteiga

A substituição feita na alimentação dos animais, na troca de pasto por ração, traz também como consequência a redução no percentual de gordura encontrado na composição do leite. O que pode prejudicar os fabricantes de manteiga e fazer com que muitas marcas produzam em menor quantidade.

”O gado está acostumado com a pastagem. Quando ele é alimentado com ração, o nível de gordura do leite cai bastante. Assim, é preciso muito mais leite para produzir a mesma quantidade de manteiga”, explica. ”Basicamente a produção de manteiga usa um único produto: o creme de leite, ou seja, a parte de gordura”, explica a pesquisadora de insumos agropecuários do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, Ana Paula Negri.

Diante disso, a queda no percentual de gordura no leite fez com que a produção de manteiga caísse no país, gerando a escassez nos pontos de venda. Além disso, a falta de creme de leite também sofreu impactos diretos na sua produção, com queda de 30% só nos últimos meses. O preço dessa matéria-prima chegou a subir até 40%.

Por fim, enquanto o preço das manteigas nas prateleiras subia, o da margarina acompanhava esse aumento, apesar de o produto não levar leite na lista de ingredientes. Isso porque muita gente passou a utilizar o alimento na substituição da manteiga, na conhecida regra da subida de valor diante da alta procura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário