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Segurados do INSS podem bloquear empréstimo consignado pela internet

O segurado pode bloquear um empréstimo consignado para evitar o uso indevido dos dados e do valor do benefício. Tudo é feito pela internet. Veja as etapas.



Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com um serviço que reforça a segurança dos beneficiários contra os golpes: a possibilidade de bloquear e desbloquear o empréstimo consignado pela internet, ou seja, sem precisar ir até uma agência. Veja o passo a passo.

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Sendo assim, não é preciso procurar uma agência do INSS para pedir o bloqueio em questão. O titular do benefício ou o representante legal dele pode fazer o serviço pelo aplicativo Meu INSS muito facilmente.

Bloquear empréstimo consignado

Ao acessar o aplicativo e fazer o pedido para suspender o consignado, o instituto tem até 30 dias para concluir a solicitação. A orientação é para que as pessoas acompanhem com frequência o valor do benefício. Ao notar qualquer mudança inesperada, eles devem entrar em contato o quanto antes.

Acredite ou não, mas bloquear o empréstimo consignado é muito simples. Veja as etapas:

  • Entre no Meu INSS no site ou aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Clique em “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer: “bloquear” ou “desbloquear” o empréstimo consignado;
  • Na lista, marque o nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e siga as instruções.

Feito isso, o segurado pode acompanhar o status da solicitação. Para isso, basta acessar a aba “Consultar pedidos”. Para evitar os golpes contra os segurados, o INSS orienta alguns cuidados. O primeiro deles é nunca contratar nenhum tipo de empréstimo ou algo assim por telefone.

O INSS não entra em contato com os segurados para oferecer nada do tipo. Se isso acontecer, desconfie na hora. A outra dica é nunca repassar o número do CPF ou o do cartão do instituto para outras pessoas.

Ao notar algum empréstimo que não foi solicitado pelo segurado, é preciso entrar em contato com a instituição financeira o quanto antes para registrar uma reclamação no Portal do Consumidor, pois assim os descontos poderão ser excluídos.




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