scorecardresearch ghost pixel



Seu nome está no Registrato dos bancos? Aprenda como descobrir!

Quem está com o nome no Registrato pode fazer a consulta de graça e resolver as pendências. A etapa é essencial para quem busca novos empréstimos.



O Registrato é um sistema do Banco Central onde é possível consultar informações sobre empréstimos em nome de cada cidadão. Ele indica em quais bancos a pessoa tem conta, assim como as suas chaves PIX, dívidas e cheques sem fundo. Você sabe se o seu nome está no Registrato? Aprenda a descobrir. É simples e prático.

Leia mais: Banco Central estuda atualizações do PIX para reforçar segurança

Os relatórios são consultados de graça. Eles são sigilosos e só podem ser acessados pelo próprio cidadão ou por pessoas que tenham sido autorizadas por ele. O sistema reúne todo o histórico financeiro de uma pessoa. A informação em questão pode ser decisiva na hora de conseguir ou não um empréstimo, por exemplo.

Nome no Registrato

As pessoas que já têm login e senha podem acessar as informações diretamente no Registrato. Há ainda a opção de acessá-lo por meio da conta gov.br. Segundo o Banco Central, a partir de 1 de fevereiro de 2023, o acesso será exclusivamente por meio da última forma, ou seja, com o gov.br. A opção é para quem tem níveis prata ou ouro.

Por essa razão, a sugestão é que os interessados em obter um relatório já precisam começar a preparar o cadastro por meio da plataforma. Veja abaixo todas as informações disponíveis no Registrato, segundo a autarquia:

  • Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome;
  • Lista dos bancos e financeiras onde você tem conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos;
  • Relação dos seus cheques que foram devolvidos;
  • Consulta às suas dívidas com órgãos públicos inscritas no Cadin Federal;
  • Indicação das suas chaves PIX cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros;
  • Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou.

Além disso, quem não tem nenhuma conta ativa em bancos consegue até emitir a certidão de inexistência por meio do sistema. Fazer a consulta do nome é importante para todo cidadão que deseja conseguir crédito. Isso porque a existência de dívidas anteriores pode bloquear a liberação dos empréstimos.

É preciso se atentar também para um detalhe: as informações no Registrato são referentes aos últimos 24 meses. Sendo assim, situações anteriores a isso não constam mais no relatório. Para acessar, os interessados podem ir à página https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/ com login e senha.

Existe também a opção de acesso por meio do aplicativo dos bancos. É preciso procurar por “Registrato Banco Central”, com a validação do PIN e direcionamento para o site do BC.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário