Às vezes o WhatsApp fecha sozinho ou começa a travar, tornando a performance das funcionalidades ruim. Contudo, existe uma maneira de recuperar o desempenho original, garantindo que a velocidade da interface volte a ser eficiente.
Veja também: Como usar corretamente o recado do WhatsApp em seu perfil
Com passos simples é possível reduzir o esforço do sistema quanto ao processamento de informações em excesso, que ocorre devido à frequência de uso.
Alternativas que não funcionam
Ao lidarem com uma instabilidade, alguns usuários reiniciam o perfil ou desinstalam e instalam novamente, buscando limpar o programa.
Porém, esses métodos não são eficazes e podem gerar outros problemas, como perda de arquivos caso o backup não seja feito corretamente. Fechar e abrir o aplicativo várias vezes também não resolve o problema que está relacionado à sobrecarga de ações.
Afinal, por que o WhatsApp fica lento?
Provavelmente você já reparou que não só o WhatsApp, mas outras redes sociais costumam enfrentar lentidão. A quantidade de dados gerada pelas notificações, compartilhamentos e postagens acaba sobrecarregando a plataforma, exigindo maior janela de resposta. No entanto, sempre verifique se o ocorrido não está sendo causado pelo desgaste do próprio smartphone, avaliando apenas o celular.
Apague o cache do celular
Ao apagar o cache, você consegue eliminar atividades salvas que não são mais utilizadas e ao serem descartadas, potencializa a leitura do app. Isso é tão simples do que ficar reiniciando à procura de atualizações, porque basta seguir um passo a passo simples. Tanto no sistema Android, quanto no iOS, essas configurações são disponibilizadas e devem ser ativadas constantemente.
No Android
1º Passo: nas ‘’Configurações’’ do celular, acesse a seção de ‘’Aplicativos’’ e clique no ‘’WhatsApp’’.
2º Passo: Selecione a opção de ‘’Armazenamento e depois ‘’Apagar Dados do Cache’’.
No iOS
1º Passo: nas ‘’Configurações’’ do WhatsApp, acesse ‘’Ajustes’’, escolhendo ‘’Dados e Armazenamento’’.
2º Passo: clique em ‘’Uso do Armazenamento’’ e por fim, selecione os arquivos que devem ser excluídos.