scorecardresearch ghost pixel



Vai solicitar aposentadoria ao INSS? Veja como aumentar a chance de aprovação

Segurado que está prestes a se aposentar pode adotar algumas medidas para reduzir as chances de indeferimento.



É comum encontrar trabalhadores que solicitaram a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas por algum motivo tiveram o pedido negado. Com a maior automatização das análises, é importante preencher todos os dados do cadastro corretamente para aumentar as chances de aprovação do pedido.

Leia mais: Atrasados do INSS: TODOS os segurados podem receber os recursos?

Existem cinco grandes razões para indeferimento de aposentadorias e outros benefícios pelo INSS:

  • Emprego sem data de saída no CNIS;
  • Períodos pagos ou informados à Receita Federal fora de prazo;
  • Períodos trabalhados com exposição a agentes nocivos (tempo especial);
  • Períodos anteriores a 1975 que não constam no CNIS;
  • Contribuições abaixo do salário mínimo.

Como resolver problemas comuns

Cada uma dessas situações deve ser resolvida de uma forma específica para elevar as chances de aprovação. Em geral, o segurado só precisa reunir todos os documentos e informações que comprovem seu direito ao benefício, como carteira de trabalho, guias de contribuição, declarações e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

“Caso haja alguma empresa sem data de saída no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais, o principal documento do trabalhador), é importante que o segurado abra o simulador no aplicativo Meu INSS para indicar, manualmente, a data correta. É importante que ele apresente documentos que comprovem essas alterações, que poderão ser exigidas pelo INSS ao analisar o requerimento”, explica a advogada Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

No caso das contribuições abaixo do salário mínimo, é preciso realizar o pagamento da guia complementar. A emissão do documento pode ser solicitada pelo telefone central de atendimento 135.

A especialista também aconselha o cidadão a conferir e revisar, no momento da solicitação, dados pessoais como endereço, telefone e e-mail. Esses são os canais por meio dos quais o INSS avisará o segurado a respeito de exigências e até da concessão do benefício.

Outras dicas

Na hora de anexar os documentos no site ou aplicativo Meu INSS, o solicitante deve digitalizar as cópias em formato PDF, em arquivo único, coloridas, com 24 bits e com qualidade de 150 DPI. Cada documento pode ter até 5 Megabytes, e a soma do arquivo não pode ultrapassar 50 Megabytes.

Caso alguma informação esteja faltando, o sistema solicitará o envio de forma automática. Se isso acontecer, o segurado será enviado para a fila de cumprimento de exigências e o pedido será encaminhado para análise.

A última dica é utilizar o “Simulador de aposentadoria” no app Meu INSS para conferir se as datas de início e fim de cada vínculo empregatício estão corretas. Se for preciso editá-las, basta clicar no ícone de lápis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário