As bananas têm muitos fios que acabam agradando ou não o paladar, porém, poucos reconhecem sua função. Afinal, o meio ambiente se encarrega de fazer a manutenção dos frutos conforme suas necessidades, então essas ranhuras não existem à toa.
Apesar de ser indesejada por determinados mamíferos, as estruturas são essenciais para o cultivo da bananeira e sua produtividade.
Veja também: Faz mal comer banana quando a casca já está escurecida?
O floema é rico em nutrientes
Ainda que seja desagradável para a maioria dos consumidores, o floema, conforme é reconhecido pela literatura científica, oferece nutrientes importantes. Rico em potássio, vitamina C e antioxidantes, potencializa o metabolismo e promove mais energia.
Portanto, torna-se a melhor parte do alimento, nutricionalmente falando, embora seja sempre descartada dado seu aspecto amargo.
Para que os fios brancos da banana servem?
Os fios da banana são os canais pelos quais a fruta recebe seus nutrientes, fazendo com que seja produzida concentrando vitaminas e minerais.
Esses filamentos costumam ser tratados como os vasos arteriais dos seres humanos, pois transportam água e outros componentes da célula. Isso é imprescindível ao desenvolvimento integral das plantas, ou seja, árvores que originam os cachos.
Contraste com o doce da fruta
Se você deseja aproveitar os benefícios dos fios de banana e não quer ter a experiência ruim de provar a textura e gosto peculiares, pode acrescentá-los em uma vitamina. Essa é uma maneira de suavizar o resultado final, pois o residual amargo mistura-se ao adocicado da polpa, praticamente desaparecendo. Então, não esqueça de reduzir o desperdício, já que os vegetais costumam ser versáteis.
A banana é um fruto incrível para aumentar a disposição no dia a dia, enquanto reduz o apetite ao conferir saciedade. Seu consumo pode ser feito com praticidade e seu custo na maioria dos países, mostra-se acessível. Considere repensar novas formas de usar esse ingrediente para aumentar sua performance nos treinos e combater os deslizes relacionados às dietas de curto prazo.