Viajar de graça? Idosos podem garantir benefício de forma SIMPLES

Carteira do Idoso é um documento que garante o benefício de viajar de graça ou com 50% de desconto na passagem. Veja como emitir o documento para aproveitar.



A terceira idade chegou. E agora? Chegou o momento de curtir ainda mais a vida. Que tal aproveitar esse período para viajar bastante? Melhor ainda se o passeio for sem qualquer curso, com a viagem saindo completamente de graça ou pelo menos pela metade do preço. Caso não saiba, isso é possível, mas com a Carteira do Idoso na mão.

Leia mais: Estacionar em vagas de idosos ou PcD em shoppings e mercados dá multa?

O documento é a garantia para idosos que querem fazer valer o direito e aproveitar a chance de passear bastante, afinal de contas, a população vive cada vez mais. Não é à toa que o setor de turismo está de olho nisso. Ele aparece com ofertas atrativas para pessoas de todas as idades, especialmente para os idosos. Os pacotes são exclusivos.

Carteira do Idoso para viajar de graça

A Carteira do Idoso garante o benefício por lei para as pessoas de baixa renda. Em posse dela, é possível viajar de graça no transporte interestadual. Antes de tudo, é importante que os idosos tenham o Cadastro Único (CadÚnico).

Só depois de incluir os dados no sistema do Governo Federal é que será possível garantir o acesso à carteira. Seguindo essa etapa, está feito. Não tem erro! Toda empresa responsável pelo transporte interestadual é obrigada a oferecer duas vagas gratuitas exclusivamente aos idosos em cada ônibus.

Se tais vagas forem preenchidas e mais idosos quiserem viajar no mesmo ônibus, a empresa é obrigada a dar o abatimento de 50% no valor da passagem. É o que diz o Estatuto do Idoso. Apenas se atente a uma coisa: o desconto não inclui as viagens aéreas. Somente aquelas que forem feitas de ônibus, de barco ou trem.

Para ter direito à Carteira do Idoso, é exigida idade acima de 60 anos. A renda tem que ser de até dois salários mínimos. Aqueles que ainda não têm o CadÚnico devem fazer o pedido em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pela internet, no site do governo.

Segundo os dados divulgados nesta página, mais de um milhão de pessoas usam a carteira para viajar de graça. A dica para quem deseja aproveitar ao máximo o benefício é garantir as passagens com mais antecedência.

Caso a gratuidade ou o desconto de 50% não forem liberados, os cidadãos podem procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou ligar para o telefone 166 para registrar a denúncia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário