Você ama séries sobre serial killers? Ciência entrega o motivo

Séries baseadas em casos reais são uma atração há anos e fontes de reflexão. Alguns deles chamam mais a atenção do que os outros, como Dahmer. Mas, qual seria o motivo?



A série do psicopata americano Jeffrey Dahmer, “Dahmer: um canibal americano” se tornou viral no mundo todo e já é uma das mais assistidas. 

Veja também: Netflix promete acabar com ‘farra’ de usuários; entenda por quê

A obra se tornou polêmica pelo conteúdo trazido e seus problemas fora dos sets de filmagens. No entanto, se tornou um sucesso ao mesmo tempo – uma das séries   mais populares de todos os tempos da Netflix – com mais de 824 milhões de horas assistidas nos primeiros 25 dias. 

Qual seria a razão da popularidade da série?

O interesse por documentários, filmes e séries com temas agressivos, anormais e também focados no comportamento das pessoas sempre foram algo que chama a atenção pela  abordagem, mesmo que reais, e se tornam interesse do público, algo que foge do padrão. 

Exemplo disso são as outras séries ou minisséries criadas focadas em psicopatas, como “Conversando com um Serial Killer: o palhaço assassino”, que está em alta na Netflix.  

Podemos citar até mesmo o caso que tivemos no Brasil, do Lázaro, que mexeu com a ansiedade dos espectadores, que queriam uma solução para o caso logo. A curiosidade pelo desfecho nesses casos é algo a ser reparado. 

Por vezes, o objetivo é fazer com que o telespectador fique em choque e reflita sobre o caso, causando diversas sensações e emoções, nunca romantizando o caso ou o feitor. 

Algumas pessoas também assistem esse tipo de série para tirar algum aprendizado. Elas querem saber, ainda que de forma inconsciente, como os criminosos agem, numa tentativa de se antecipar e saber o que não fazer caso sejam vítimas.

Temas sensíveis são um dos focos das grandes empresas

No caso de Dahmer, é a documentação de um caso real, acompanhada de atores famosos. A série tem uma trama focada nas histórias das vítimas de Dahmer e em todas suas consequências para os familiares, tanto do serial killer, mas principalmente para as vítimas.

Temas sensíveis, assim como em outras áreas, são algo que traz grande audiência, ainda mais quando bizarros. Do mesmo jeito que a cidade de Milwaukee parou depois da repercussão no país todo e manifestações começaram a surgir, o mesmo efeito permanece nos dias de hoje. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário