O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia na próxima semana o calendário de pagamento do 13º salário de parte de seus segurados. Aposentados, pensionistas e outros cidadãos que começaram a receber suas rendas a partir de maio terão acesso à gratificação em cota única.
Leia mais: Trabalhador sem tempo de contribuição pode receber benefício de R$ 1.212 do INSS?
Para os demais beneficiários da autarquia, o pagamento foi realizado em duas parcelas liberadas entre os meses de maio e junho. A medida adotada pelo governo federal teve como objetivo auxiliar essa parcela da população durante a pandemia.
Já quem entrou na folha de pagamento do INSS de maio em diante tem direito ao valor proporcional ao tempo desde a concessão do benefício, tudo de uma só vez.
O 13º salário é exclusivo para cidadãos que participam de programas previdenciários. Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia, ambos de caráter assistencial, não têm direito ao repasse.
Calendário do 13º do INSS
A gratificação natalina será liberada juntamente com a aposentadoria, pensão ou auxílio referente ao mês de novembro. Como de costume, o INSS divide os segurados entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe valores acima do piso nacional.
Para o primeiro grupo, os repasses ocorrem a partir do dia 24 deste mês. No caso do segundo, o calendário começa no dia 1º de dezembro.
A data de pagamento depende do final do número de benefício do segurado, desconsiderando o dígito após o traço. Quem tem numeração 111.111.110-1, por exemplo, recebe no dia indicado para final 0. Veja o calendário:
Ganha um salário mínimo
- Benefício final 1: 24 de novembro;
- Benefício final 2: 25 de novembro;
- Benefício final 3: 28 de novembro;
- Benefício final4: 29 de novembro;
- Benefício final 5: 30 de novembro;
- Benefício final 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 0: 07 de dezembro.
Ganha mais de um salário mínimo
- Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: 07 de dezembro.