2ª fase do dinheiro esquecido em bancos terá SURPRESAS; veja o que esperar

Novidades estão sendo organizadas para a segunda fase do dinheiro esquecido em bancos. Brasileiros poderão sacar dinheiro extra deixado para trás.



O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) mostra aos brasileiros se eles possuem algum dinheiro esquecido para receber de bancos e outras instituições.

Leia mais: Cashback do Iti: ganhe R$ 45 de dinheiro de volta com a promoção do Itaú

Os recursos apresentam diferentes fontes de origem. Uma nova etapa está prestes a começar, o que garantirá grana extra a milhões de brasileiros. Além disso, novidades estão sendo organizadas para a segunda fase do dinheiro esquecido. Confira a seguir!

Surpresas da nova fase dos valores a receber

Durante a primeira fase do SVR, foi possível consultar valores dos seguintes lugares:

  • oriundos de recursos não resgatados de grupos de consórcio encerrados;
  • com origem em parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas de forma indevida e que aparecerem em acordo assinado com o BC;
  • de cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • oriundos de conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível; e
  • tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC.

Agora, com a chegada da nova leva, o órgão informou que melhorias no sistema estão chegando. Outros tipos de valores serão acrescentados na lista acima. Por exemplo, foi adiantada a inclusão de valores de cidadãos falecidos, o que não aconteceu na etapa anterior.

Outra novidade envolverá o período de resgate do dinheiro. Na primeira fase, era preciso consultar se havia valores a receber e agendar uma data para resgate. Na segunda fase, isso deve mudar. O BC pretende liberar a consulta e o resgate juntos no primeiro dia.

Quando vai começar a nova fase do dinheiro esquecido?

Atualmente, as consultas estão suspensas, mas o cidadão pode ficar tranquilo, pois não há risco de perder os valores. Eles permanecerão guardados pelas instituições responsáveis. Com a finalização, o BC irá divulgar a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate de saldos existentes.

O órgão disse que já está trabalhando nas atualizações para a abertura da nova etapa. A previsão é de que datas sejam divulgadas em breve.




Voltar ao topo

Deixe um comentário