Novas informações sobre as redes sociais fazem com que usuários se questionem se elas realmente têm fundamento ou não. Todo dia novas funções são lançadas, por isso precisamos estar atentos às novidades, mas sempre a partir de fontes seguras.
Veja também: Confira as novidades recentes do Instagram: monetização e agendamentos
Algumas novas funções do Instagram, de acordo com o que dizem, seriam prejudiciais à privacidade, quando na verdade, não é bem assim a história. A repercussão desses aspectos não é do interesse das empresas que teriam suas imagens prejudicadas. Vejamos quais são elas!
O usuário é noticiado quando tiramos um print?
Algumas redes sociais avisam quando um print é tirado na conversa, assim como o Snapchat. Mas, será que é possível identificar o mesmo processo numa conversa do Instagram?
A resposta é não. Do mesmo jeito que em algum momento você já deve ter utilizado o direct do Instagram, a possibilidade de alguém ter printado uma conversa é enorme.
E mesmo assim, não nos é noticiado que o outro lado da tela fez tal ato. A função chegou a ser testada, mas não chegou até a versão final, que é a do usuário.
Suas mensagens são observadas?
Existe também outro mito de que o Instagram escuta seus áudios na conversa, para que o assunto tocado seja mais vezes recomendado nos anúncios.
Como você sabe, os vídeos que são recomendados são aqueles que você curte e visita com frequência. É como se o algoritmo soubesse o seu gosto e melhorasse a sua experiência na plataforma para você continuar recebendo imagens estimulantes que são do seu gosto.
Por exemplo: se você curte muitos vídeos de animais, você vai ver mais deles. O algoritmo quer prender a sua atenção e não é uma função exclusiva do Instagram.
Apesar de você não ser espionado, se a sua mensagem for denunciada como sendo agressiva, ofensiva ou por ser uma infração às regras e a conduta de ética do Instagram, é possível que ela seja removida e você pode ser até banido.
Instagram espiona a sua câmera frontal?
Também não. Não precisa tapar a sua câmera! O mesmo caso acontece com outras redes. A sua câmera só é ativada quando você realiza a função de tirar fotos pela plataforma.
Porém, você sempre pode fazer ajustes de privacidade para melhorar sua experiência, escolhendo quem pode ver seu perfil, mandar mensagens, comentar, etc. Basta acessar as configurações no próprio aplicativo.