scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motoristas: o CRLV é obrigatório a partir de agora

Qualquer motorista que for pego sem o CRLV pode ser penalizado. O documento é obrigatório e está disponível em duas versões.



Atenção, motoristas! Nem pensem em rodar sem este documento a partir de agora. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) garante que o carro está com total capacidade de circular nas vias. Ele deve ser obrigatoriamente apresentado durante as fiscalizações de trânsito.

Leia mais: Livres do IPVA 2023: 5 carros isentos que vão deixar os motoristas felizes

O motorista que for parado em uma fiscalização e não estiver com o CRLV em mãos pode ser multado e ter pontos na carteira. O documento é emitido todos os anos para comprovar a situação regular do veículo.

Atenção, motoristas!

A boa notícia é que o motorista não precisam ter apenas a versão física do certificado, visto que ele também está disponível online, o que facilita muita coisa. Principalmente para quem tem menos atenção aos documentos essenciais e que sempre esquece alguma coisa. Ter o CRLV digital é uma maneira simples de evitar contratempos.

Para consegui-lo, o condutor não pode estar com nenhuma pendência, como multas a pagar, por exemplo. Só então o proprietário do veículo consegue emitir o documento.

Com ele, os agentes de fiscalização de trânsito conseguem identificar se existe alguma irregularidade. O CRLV indica, por exemplo, se o carro pode circular sem colocar o motorista e mais pessoas em risco.

Até o ano de 2020, o documento era entregue por meio dos Correios. Só que isso mudou, logo muitos motoristas ficaram menos atentos à importância de emitir o CRLV mais atual. Sendo assim, vale a pena checar se está tudo certo para evitar imprevistos e punições por irregularidades.

Para acessar a versão mais atual e digital, basta procurar no aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou ir no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Só precisa informar os dados do motorista na plataforma e verificar se o documento poderá ser emitido ou não. Se houver alguma questão, como IPVA atrasado, resolva todas elas para ter acesso ao seu CRLV.

Siga o passo a passo:

  • Faça login no aplicativo;
  • Vá em “Veículos
  • Clique em “Adicionar um CRLV”;
  • Preencha os dados solicitados e o código de segurança disponível no Certificado de Registro do Veículo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário