Os jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar mudam a rotina de muitos brasileiros. Muita gente reorganiza os compromissos para conseguir acompanhar as partidas e o desempenho da seleção. Além da mudança na rotina de trabalho, os bancos e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também adotam novo expediente. Veja os horários.
Leia mais: Dicas imperdíveis para assistir os jogos da Copa do Mundo online e de graça
A mudança é para permitir que mais pessoas consigam assistir aos jogos e torcer pelo Brasil na Copa. A estreia da seleção será nesta quinta-feira (24), às 16, contra a Sérvia. Em todos os dias de partida é importante conferir os horários de atendimento para não perder viagem.
Bancos e INSS mudam expediente em dias de jogo
Nos dias de jogos da seleção, o INSS e os bancos mudam o expediente e os novos horários valem apenas para os atendimentos presenciais. Ou seja, para quem busca os serviços oferecidos pela internet, nada muda.
Assim, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) esclarece que na estreia do Brasil na Copa os horários serão da seguinte forma:
- Horário igual ao fuso de Brasília: funcionamento das 9h às 14h
- Estados com diferença de uma hora em relação ao fuso de Brasília: funcionamento das 8h às 13h
- Onde a diferença é de duas horas em relação ao fuso de Brasília: funcionamento das 7h às 12h.
Os bares e restaurantes devem funcionar normalmente e apostam no movimento mais intenso nos dias de jogos da seleção. Em relação às empresas, nenhuma é obrigada a dar folga para os funcionários. Apesar disso, os empregadores podem decidir sobre a mudança no expediente nos dias de partida.
Em relação aos atendimentos do INSS, na quinta de estreia, as agências fecham às 14h. O horário de expediente muda de acordo com as horas das partidas. Fica assim:
- Quando o jogo for às 12h, as agências ficam fechadas;
Nos jogos às 13h, o atendimento será até 11h;
Quando os jogos forem às 16h, o atendimento segue normalmente até 14h.
Ainda de acordo com o INSS, o atendimento pelo telefone 135 também será alterado em dias de jogos. Será suspenso 30 minutos antes de cada partida, com retorno 30 minutos depois do final do jogo.