scorecardresearch ghost pixel



Calor à vista: chegada de ar seco DERRUBA umidade pelo país

Sol quente se mantém forte e estável em praticamente toda a região centro-sul, gerando ondas de calor. Chove apenas em algumas áreas do Brasil.



A previsão do tempo anda oscilando no país. Apesar de haver áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCA) espalhando chuva e nebulosidade em partes das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste, uma massa de ar seco acabou de se instaurar sobre o centro-sul do Brasil.

Leia mais: Não aposente o guarda-chuva ainda: mais CHUVAS vêm aí!

Nesta sexta-feira, 18, a previsão é de chuva frequente e volumosa nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Pará e Bahia. Por outro lado, em vários locais da região Sul, no Mato Grosso, em São Paulo e sul de Goiás, os níveis de umidade estão entre 11% e 20%, considerados muito abaixo do esperado para este período do ano.

Previsão do tempo pelas regiões do país

Com a chegada do ar quente em boa parte do Brasil, a previsão é de bastante calor em praticamente todo o país. O ar seco sobre o centro-sul reduz a temperatura apenas durante a noite e ao amanhecer, porém no período da tarde os termômetros começam a subir.

Saiba mais sobre como deve ficar o clima pelas regiões:

Região Sudeste: o sol está previsto para permanecer em quase toda a área. No entanto, existe a previsão de nuvens de chuva no Espírito Santo e localidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte. O tempo seco segue em alta em São Paulo.

Região Sul: o dia será de muito sol na parte sul do país em razão da massa de ar seco que dificulta a formação de nuvens e chuva. O calor pode ficar mais intenso à tarde, com os termômetros marcando em torno de 36ºC.

Região Norte: são previstas pancadas de chuva no decorrer do dia, especialmente no Tocantins e Pará. Isso porque as áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul estão atuando em quase toda a região, gerando precipitações mais volumosas.

Região Nordeste: o fenômeno ZCA também provoca nuvens e pancadas de chuvas em quase toda a região. O maior volume previsto aponta para a Bahia, interior do Piauí e sertão de Pernambuco. O tempo permanece estável apenas no centro-leste do Ceará, agreste da Paraíba e interior do Rio Grande do Norte.

Região Centro-Oeste: o sol se mantém forte e estável em praticamente toda a região. Sem chuva, o clima fica seco e com baixa umidade. Podem ocorrer pancadas de chuvas com raios em áreas isoladas no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nos demais, o calor segue intenso pela tarde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário