Carga completa no celular: é bom ou ruim? Veja como melhorar a vida útil

A carga completa do celular é um assunto que divide opiniões, pois está coberto de mitos. Será que é preciso deixar o aparelho carregar 100% para manter a vida útil?



Você está em qual time: o que sempre carrega a bateria do celular até atingir 100% de carga ou aquele que tira da tomada bem antes disso? A resposta pode indicar se o seu aparelho irá durar mais ou menos ao longo dos anos. Veja se é mesmo preciso ter uma carga completa todas as vezes que o celular pedir um pouco de bateria.

Leia mais: Mitos sobre o uso do carregador do celular: o que não pode ser feito?

Cada vez mais nós dependemos do aparelho para dar conta de várias situações no dia a dia: no trabalho, ao pagar alguma conta, ver as notícias ou simplesmente conversar com os amigos e familiares. Precisamos que a bateria dure sempre mais para não ficar na mão. O problema é quando os nossos hábitos comprometem a vida útil desse item.

Carga completa

Todos já vimos em primeira mão que a bateria do celular viciada dura menos e, com certeza, tem mais chances de deixar os donos incomunicáveis. É por isso que alguns truques são tão importantes para fazê-la durar mais.

São diversos os boatos e mitos espalhados pela internet, o que dificulta muito busca pela informação mais correta e precisa. Por exemplo: há aqueles que afirmam que não se deve tirar o celular da tomada antes de a carga estar completa, pois ela acabará mais rápido. Até que faz sentido, mas será que isso é mesmo verdade?

Segundo os especialistas, isso é um mito. Os celulares mais modernos não precisam de carga completa. Tirar o celular da tomada antes de completar o ciclo não traz nenhum prejuízo para o aparelho. Pelo contrário, pode ser até benefício. As baterias mais recentes são feitas de íons de lítio. Dessa forma, a vida útil é medida em ciclos.

Em outras palavras, cada um é uma carga completa da bateria. Sendo assim, se ela sempre for carregada completamente, estará constantemente encerrando o ciclo. A dica dos especialistas é não deixar o celular 100% descarregado e nem com a carga completa. Para durar mais, o aconselhável é manter entre 20% e 80%.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário