scorecardresearch ghost pixel



Chocolate pode deixar de existir em 40 anos; descubra o motivo

Já pensou em um mundo sem cacau? Com as preocupantes motivações que poderiam causar essa perda, há um desejo de minimização dos danos.



Já se tem um alerta de que o chocolate do mundo pode ter o seu fim em décadas, mais especificamente, até o ano de 2050. Seria mais uma consequência do aquecimento global, das pragas e dos fungos.

Veja também: Pesquisa revela se o chocolate amargo realmente faz bem para a saúde

Geograficamente falando, a maioria do cacau do mundo é produzido em regiões do continente africano. Aproximadamente, 70% das sementes provêm de quatro países da África ocidental: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. Quando essas regiões são afetadas, a produção toda é afetada. 

Quais são as causas do possível fim do chocolate? 

Devido às mudanças climáticas, pauta recorrente no mundo dos negócios, em conjunto com doenças fúngicas – que são aquelas causadas por fungos – pode haver uma intensificação, ainda, de problemas provocados por humanos, sejam eles intencionais ou não.

Gravidade dos danos causados por fungos

Os fungos também podem induzir um crescimento inesperado para o habitat natural dos cacaueiros para que os seus tecidos sejam comidos. Dentre os principais fungos que mais atacam essas árvores estão: “vassoura de bruxa” e o “mal do facão”. Esse primeiro causa monilíase que acaba por infectar os frutos e em qualquer fase de desenvolvimento e causar 100% da perda da produtividade dela. 

Demanda aumenta e produção diminui

Na medida que mais pessoas vão à procura dos seus chocolates, dos mais variados, podem até ter acesso sem problemas por se tratar de empresas que importam em grande quantidade, mas talvez não seja mais uma realidade daqui alguns anos. Inicialmente, quem mais sente o impacto são os negócios e depois os consumidores.

Uma possível escassez, que torcemos para ser evitada, seria mais uma das consequências que afetam a vida do consumidor. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário