scorecardresearch ghost pixel



Cidadão que nunca contribuiu pode garantir salário mínimo do INSS

Mesmo quem nunca contribuiu com o INSS pode garantir um salário todos os meses, desde que atendam aos requisitos do BPC. Conheça as regras.



O cidadão que nunca contribuiu com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode receber um salário mínimo todos os meses do instituto. O pagamento é garantido por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Entenda quais os critérios para receber o benefício.

Leia mais: Todos os beneficiários do INSS vão receber o 13° salário? Veja lista completa

O BPC vale para idosos ou pessoas com deficiência. Diferentemente da aposentadoria, não é um benefício previdenciário. Por isso, não dá direito ao 13º e nem pensão por morte. O BPC é considerado um auxílio assistencial.

Salário do INSS para quem nunca contribuiu

É um benefício garantido por meio da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Vale para as pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência de qualquer idade.

Por essa razão, o benefício pode atender crianças e adolescentes. Dados do governo federal apontam que mais de 5,3 milhões de brasileiros contam todos os meses com o salário do BPC.

Para ter direito ao BPC é necessário atender ao critério principal, que é a renda familiar. O valor por pessoa da casa tem que ser de até um quarto do salário mínimo. Isso quer dizer que, com base no salário atual, o valor é de no máximo R$ 303,00.

Veja abaixo outras exigências para receber o salário do INSS mesmo para quem nunca contribuiu:

  • Ser brasileiro ou de nacionalidade portuguesa com residência comprovada no Brasil;
  • Ter renda familiar por pessoa igual ou menor que 1/4 do salário mínimo (R$ 303);
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Idosos devem ter 65 anos ou mais;
  • Pessoas com deficiência precisam comprovar as limitações física, intelectual ou motora por meio de laudo médico.

Dessa forma, é preciso passar pela perícia do INSS para garantir o salário para quem tem algum tipo de deficiência. É essencial reunir todos os documentos capazes de comprovar a situação, como laudos e exames médicos.

Antes de pedir o benefício é preciso ter o CadÚnico. Quem ainda não tem deve procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Depois é só procurar atendimento em uma agência do INSS ou também por meio do telefone 135 ou aplicativo Meu INSS. Outra forma de solicitação é pelo site www.meuinss.gov.br.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário