Como era a cidade onde você mora há 600 milhões de anos? Site mostra

Quem cresceu em um mesmo lugar ou visitou uma região após um período, conseguiu observar algumas mudanças, mas voltar no tempo é diferente.



A humanidade é uma pequena parte na história do planeta Terra, que se originou há 4,54 bilhões de anos atrás, como estimam os pesquisadores. Os primeiros registros de ancestrais humanos são datados de 4,5 milhões de anos atrás, considerando sua forma inteligente. Os grupos que foram se formando, realizaram várias intervenções na natureza, construindo as primeiras cidades. 

Veja também: Os 5 insetos mais perigosos e agressivos do planeta Terra

O mundo como ele é 

O planeta passou por várias transformações e no início não havia uma divisão clara dos continentes. Nesse caso, existia um único bloco conhecido como Pangeia, que começou a se dividir há 65 milhões de anos, marcando o início da Era Cenozóica, vivida atualmente.

Essas eras duram milhares de séculos e representam principalmente as alterações geológicas que também impactam a morte e nascimento dos ecossistemas presentes. 

Um esforço dos pesquisadores 

Geólogos, historiadores, arqueólogos e geógrafos conseguiram projetar, a partir de várias pesquisas e análises, o planeta há 600 milhões de anos. Essa representação ajuda a compreender melhor como tudo foi se transformando, muito além dos espaços urbanos e rurais. Os primórdios das formações naturais e predomínio de determinadas espécies configuram cenários distintos, levando a uma reflexão sobre a ação humana no meio ambiente e os próprios fenômenos naturais. 

Como era a sua cidade?

O engenheiro Ian Webster criou um site que possibilita a visualização da sua cidade há milhões de anos. O projeto uniu mais de 91 mapas paleogeográficos e base de dados provenientes de satélites. Na plataforma Ancient Earth, é possível pesquisar diretamente uma cidade, acessando informações sobre dinossauros no canto superior esquerdo e detalhes das condições no período destacado. Para quem curte conhecer um pouco mais sobre esses animais pré-históricos é uma excelente fonte de informação. 

O site não exige nenhum cadastro e é uma rede aberta que busca conscientizar estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral sobre a importância da pesquisa científica para compreender a história da humanidade. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário