scorecardresearch ghost pixel



Dá para solicitar a CNH pela internet, sem exame médico; saiba como

Condutores não precisam se dirigir ao Detran para requerer a carteira de habilitação. Conheça os casos em que o procedimento é permitido.



Uma novidade lançada pelo Departamento de Trânsito do estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) promete facilitar a vida de milhares de condutores. Isso porque ela permite solicitar a emissão de uma nova via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma 100% digital pela internet.

Leia mais: Atenção em dobro, motorista: veja 14 infrações que podem suspender sua CNH

De acordo com a autoridade de trânsito, para o procedimento são utilizadas todas as informações cadastrais do motorista registradas no antigo documento, incluindo a foto e o cadastramento biométrico. Como o processo pode ser feito diretamente pelo Posto Digital no site do Detran-RJ, não é necessário realizar exame médico para requerer a CNH.

A ida a uma unidade do órgão só será necessária para a retirada da habilitação ou quando for preciso realizar alguma mudança no documento. O preço da emissão pelo site e presencial é o mesmo, sem desconto de acordo com a modalidade. O Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda) está no valor de R$ 173,03. A cobrança pode ser feita diretamente no posto digital ou página do Detran-RJ.

Quando a modalidade é permitida? Saiba como fazer

Tirar a CNH pela internet sem necessidade de exame médico só é permitido em caso de roubo, furto, extravio, dano, perda ou rasura do documento. Além disso, é preciso que a carteira esteja dentro do prazo de validade vigente.

Pode receber o direito à isenção da taxa quem for vítima de furto ou roubo. No entanto, neste caso, o condutor deverá abrir um processo administrativo presencialmente, na apresentação do Registro de Ocorrência na Sede ou Ciretrans.

É importante destacar que o documento original deve ter sido emitido no estado do Rio de Janeiro. No caso dos condutores com a última CNH emitida em outro estado, estes devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento. Para o procedimento, acesse o Posto Digital no site do Detran-RJ e clique na aba “Habilitação”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário