Destaques do dia: Bancos abrem após feriado; Começa mutirão para negociação de dívidas; Venda de carne moída ganha novas regras; Frio incomum atinge o país em novembro

Mutirão de negociação de dívidas e frio em parte do país estão entre os principais assuntos desta quinta-feira, 3.



O primeiro dia após o Dia de Finados começa com a reabertura dos bancos, que não funcionaram durante o feriado. Nesta primeira semana de novembro, os brasileiros podem esperar um frio atípico, com possibilidade de neve na região Sul.

Leia mais: Retorno do Minha Casa Minha Vida em 2023; relembre as regras do programa

As novas regras para venda de carne moída no país também estão entre os principais assuntos desta quinta-feira, 3. Outro tema em destaque é o início do mutirão de negociação de dívidas promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Mutirão de negociação de dívidas

Começou na última terça-feira, 1º, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Consumidores que querem se livrar de débitos com bancos e colocar o orçamento em dia podem participar do evento até o dia 30 de novembro.

A negociação está disponível para pessoas físicas com dívidas em atraso em bancos ou instituições financeiras, que não envolvam bens oferecidos em garantia. O banco tem até 10 dias após a solicitação para analisar a pedido e apresentar uma proposta.

Para participar, o consumidor deve acessar a página do mutirão, onde também são oferecidas orientações para organizar melhor o orçamento e dicas sobre como negociar o débito em atraso.

O portal também dá acesso aos canais diretos dos bancos e à plataforma mediadora ConsumidorGovBr. Quem desejar ainda pode fazer uma consulta prévia no Registrato, sistema do Banco Central que reúne dados sobre as movimentações financeiras, como empréstimos, financiamentos e mais.

Retorno do atendimento nos bancos

As agências bancárias fechadas durante o feriado de Finados retomam o atendimento presencial nesta quinta-feira. Feriados oficiais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias, segundo resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).

As atividades nos bancos seguem como de costume, com encerramento em horário normal. Contas de consumo como água, energia e telefone com vencimento para 2 de novembro podem ser pagas hoje sem nenhum acréscimo de multa e juros.

De acordo com o diretor-adjunto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam ser emitidos com datas ajustadas ao calendário de feriados municipais, estaduais e federais.

Os clientes que precisam fazer transferências e pagamentos de contas em datas como essa são orientados a utilizar os canais digitais das instituições, como internet banking e aplicativo. Outra opção são os terminais de autoatendimento, que ficam disponíveis normalmente.

Venda de carne moída tem novas regras

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou novas normas para venda de carne moída. O prazo para implantação das medidas, ligadas a identificação e qualidade, é de até um ano para as empresas do setor.

Uma das mudanças determina que o produto deverá ser embalado em potes de um quilo imediatamente após a moagem. O produto resfriado deverá ser mantido entre 0ºC e 4ºC, enquanto a temperatura máxima da carne moída congelada deverá ser de -12ºC. O alimento não poderá ser retirado do equipamento de moagem com temperatura superior a 7ºC.

Fica proibida a obtenção de carne moída a partir de produtos obtidos por meio da raspagem de ossos ou de outros processos de separação mecânica dos ossos, Além disso, a portaria proíbe o uso de carne industrial para a fabricação de carne moída, bem como sua obtenção a partir de moagem de miúdos.

A decisão aplica-se a estabelecimentos e indústrias que produzem o alimento, mas não abrange supermercados e açougues. O objetivo é oferecer mais segurança e transparência aos consumidores, além de modernizar processos produtivos e industriais.

Frio atípico em novembro

A primeira semana de novembro será de muito frio na cidade de São Paulo e demais regiões paulistas. A capital poderá ter um dos dias mais gelados deste ano e uma das temperaturas mais baixas para o mês em muitos anos.

A queda nos termômetros é resultado da passagem de forte frente fria, associada a áreas de instabilidades. O Climatempo alerta para a possibilidade de neve no Sul.

Geadas pode ocorrer ainda nesta quinta-feira nas serras gaúchas e catarinense, e também no extremo sul do Paraná. A previsão de frio segue nos próximos dias, impulsionada pela atuação do fenômeno La Niña.

Também há expectativa de temperaturas baixas no Centro-Oeste e parte da região Norte, como Mato Grosso, Goiás, centro-sul do Mato Grosso do Sul e Amazonas. Apenas os estados da região Nordeste ficam de fora da lista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário