Dias contados: seu sinal de TV pode ser bloqueado muito em breve

Saiba qual será o destino do IPTV após a Anatel declarar o bloqueio e suspensão dos sinais de televisão transmitidos ilegalmente no país.



A televisão ainda é um dos principais meios de diversão, informação e entretenimento dos brasileiros. Pelos aparelhos, é possível acessar canais abertos e fechados, além de acessar os famosos serviços de streaming, que trazem filmes, novelas, documentários e outros tipos de conteúdos.

Leia mais: Nubank terá lucro ou prejuízo neste fim de ano?

Por outro lado, algumas pessoas acabam recorrendo aos famosos aparelhos de IPTV para acessar canais de TV fechados sem precisar pagar nada por isso. Os dispositivos pirateiam conteúdo de assinaturas e streaming, no que é chamado de “televisão por protocolo de internet“. Isso acaba liberando todos os canais disponíveis pelas operadoras.

Apesar de parecer vantagem ter um aparelho desses em casa, saiba que a prática é considerada crime e que pode, inclusive, estar com os dias contados.

Fim do IPTV no Brasil?

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o IPTV pode ser bloqueado no país. Isso porque a agência reguladora deve suspender as transmissões desse tipo em território nacional muito em breve.

Em nota, foi informado que os serviços ilegais de transmissão de canais não vão mais operar no país. A medida trata dos sinais de IPTV ilegais que milhões de pessoas acabam consumindo de maneira indevida.

As suspensões dos serviços estão previstas para acontecer até o ano que vem. Para essa operação, serão utilizadas ferramentas que detectarão o uso dos equipamentos. Aqueles que forem pegos vendendo ou oferecendo aparelhos de IPTV sem a regulação da Anatel poderão ser punidos.

Tenho um IPTV em casa. Devo me preocupar?

Como dito anteriormente, o IPTV nada mais é do que um método usado para enviar sinal de TV de canais ao vivo pela internet. O aparelho funciona como uma alternativa à famosa TV a cabo. Quem utiliza esse aparelho também consegue transformar uma TV comum em uma smart TV.

Essa prática não é considerada ilegal desde que o aparelho possua certificação da Anatel. No entanto, a transmissão de canais por assinatura sem pagamento é proibida. Sua utilização indevida infringe a Lei dos Direitos Autorais (9610/1998) e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997).

Dessa forma, o IPTV pode ser legal quando fornecido dentro das regras de autorização e funcionamento, como no caso do Globoplay, Pluto TV, Plex TV e demais serviços de canais pagos por assinatura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário